Por Automotive Business
Foto: Divulgação (Volkswagen)
Embora tenha apresentado esta semana o protótipo de seu primeiro ônibus urbano totalmente elétrico, a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) não pretende entrar de cabeça na eletrificação para o segmento de transporte de passageiros no Brasil. Pelo menos não por enquanto.
O e-Volksbus, apresentado junto ao lançamento da nova geração de ônibus Euro 6, ainda está em fase de testes, que envolve rodagens no campo de provas de seu centro mundial de pesquisas em Resende (RJ). Segundo a VWCO, a primeira viagem com passageiros teve como itinerário rotas dentro da própria fábrica.
“O que procuramos fazer é trazer a novidade no momento em que o mercado estiver apto a comprar. Não adianta a gente apresentar um ônibus elétrico de última geração e o empresário não conseguir comprar”, afirmou Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas da empresa.
Segundo Alouche, o desafio está em “viabilizar economicamente e a curto prazo” o ônibus elétrico.
“Os empresários passaram por uma situação de inadimplência e o valor da tarifa às vezes não remunera o ônibus a diesel. Quando colocamos uma tecnologia como o elétrico, que é bastante superior, dificilmente será remunerada no patamar de tarifa existente”, acrescenta o executivo.
Vendas de ônibus elétricos no país
No Brasil, a venda de caminhões e ônibus elétricos ainda é tímida, mesmo com os emplacamentos desses veículos tendo registrado um aumento de 46% em abril, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). No mês passado foram vendidas 56 unidades no país. No primeiro quadrimestre, entre janeiro e abril, foram 183.
“O desafio é superar a equação econômica que viabilize a utilização da tecnologia de eletrificação. Em relação a esse aspecto, nós fomos a primeira montadora a lançar o primeiro caminhão elétrico no Brasil e estamos trabalhando com essa tecnologia para aplicar nos ônibus”, finalizou Alouche.