Por UNIBUS RN
Foto: Divulgação (CBTU Natal)
Entrou em vigor nesta segunda-feira, 22, uma nova grade horária com o objetivo de aprimorar o sistema ferroviário da região metropolitana da capital potiguar. Os novos horários foram divulgados pelo escritório local da CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) e valem para os atendimentos às cidades de Natal, Parnamirim, São José do Mipibu, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim.
De acordo com o comunicado que anunciou a modificação dos horários, a decisão de implementar a nova grade foi motivada pela situação precária encontrada pela nova gestão da CBTU em Natal, que recebeu um sistema de trens colapsado, com falta dos intervalos necessários para a manutenção diária. Com a programação de viagens da nova grade, será possível realizar a manutenção preventiva dos trens, evitando cancelamentos e atrasos decorrentes de falhas causadas pelo estresse e fadiga dos veículos.
As composições de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que estão em circulação há uma década, necessitam de revisões minuciosas para garantir a pontualidade e regularidade das viagens. A nova grade horária foi formulada, segundo a CBTU, para priorizar a circulação dos trens nos horários de pico, a fim de reduzir a superlotação e minimizar a possibilidade de quebra dos veículos.
Atualmente, para usar o transporte ferroviário, é necessário o pagamento da tarifa de R$ 2,50.
Confira abaixo a nova grade horária implementada pela CBTU:
Os passageiros podem obter mais informações sobre os novos horários das viagens através do telefone (84) 3221-3355 ou acessando o perfil oficial da CBTU Natal no Instagram: @cbtunatal.