Por Socicam
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
A Nova Mobi Pernambuco, empresa do grupo Socicam, completou em fevereiro a instalação de novos sistemas de tecnologia em todas as estações de BRT do corredor Leste-Oeste da cidade de Recife (PE).
As 18 estações foram equipadas com Wi-Fi gratuito de alta velocidade, painéis com os horários de chegada e saída dos ônibus, sistema de sonorização para divulgação de mensagens informativas, sensores de detecção automática de disparo de arma de fogo e incêndio e câmeras de segurança dotadas de Inteligência Artificial. Também foram instalados sensores para medição da qualidade do ar em cada estação, capazes de detectar os níveis de CO2, umidade, temperatura, gases nocivos e fumaça do entorno. Além dos novos sistemas de tecnologia, todas as estações passaram por um retrofit geral das portas automáticas de acesso dos passageiros aos veículos.
Todos os sistemas são controlados pelo CORE – Inteligência Integrada, uma evolução dos centros de controle operacionais, que utiliza inovações tecnológicas para a gestão integrada de todo o sistema de videomonitoramento dos terminais e fornece aos usuários mais eficiência e segurança 24 horas por dia.
Danilo Franzin, Gerente de Inovações Tecnológicas da Socicam, afirma que o conforto, a saúde e a segurança dos usuários são os principais pilares dos novos sistemas. “Os painéis informativos e a medição de qualidade de ar são serviços inéditos no sistema de transporte de Recife. Outro ponto de destaque é a integração dos equipamentos de vigilância ao Core, um conceito que a Socicam está adotando em todos os lugares com mais de um terminal envolvido. Com os recursos tecnológicos do sistema de inteligência integrada, é possível prestar um serviço melhor para a população com menos intervenção humana”, esclarece Franzin.
“O sistema de sensores e câmeras contribuiu muito para reduzir os episódios de vandalismo e os delitos como assaltos e furtos dentro e no entorno das estações. Quando há uma ocorrência, conseguimos atuar em tempo real, entrando em contato com os usuários por meio do sistema de sonorização, além de acionar as forças policiais para atuação imediata, levando mais segurança e, por consequência, mais qualidade de vida para o usuário do transporte público da RMR (Região Metropolitana do Recife)”, afirma Diego Melo dos Santos, Gerente de Planejamento e Gestão de Projetos da Nova Mobi Pernambuco.
Em breve, as estações do corredor Norte-Sul do BRT de Recife também receberão os novos sistemas de tecnologia, concluindo a implantação no sistema com as 44 estações contempladas. As melhorias implementadas nas estações de BRT devem beneficiar mais de 600 mil pessoas diariamente, elevando significativamente a qualidade dos serviços públicos de mobilidade na capital pernambucana.