Da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
A Marcopolo assinou um convênio com a Escola Politécnica da USP, RCGI unidade Embrapii e a startup Carbonic para reativação de um dos três dos ônibus movidos a hidrogênio da EMTU que rodaram pela Metra no corredor ABD em 2015. Este acordo se conecta com o primeiro convênio assinado em setembro de 2022 entre a USP e as empresas Shell e Raízen e o Senai que busca instalar no campus da USP na Cidade Universitária um equipamento de produção de hidrogênio a partir do etanol.
O acordo também prevê a construção de uma estação de abastecimento veicular para os ônibus que circulam pela Cidade Universitária. A estação será um dos primeiros postos a hidrogênio do mundo.
O papel da Marcopolo nesta etapa será, além de reformar a carroceria, recuperar itens de chassi e sistema completo de baterias, sistema de arrefecimento, motor elétrico, controladores e fuel cell, por meio da engenharia de desenvolvimento e área de protótipos na planta da Marcopolo em São Paulo.