Por Agora RN
Foto: Arquivo (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
Um requerimento legislativo de iniciativa do vereador Professor Robério Paulino (PSOL) foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal e será enviado ao prefeito Álvaro Dias (Republicanos) com a sugestão de que seja criada uma empresa pública de transportes na capital potiguar.
Robério propõe a criação da empresa Ônibus do Sol, de transporte público e direito privado, além do Conselho e do Fundo Municipal Público de Transportes. Diante da importância para a cidade, bancadas da Câmara chegaram a um acordo e a decisão foi de encaminhar imediatamente o projeto como indicação para avaliação do prefeito.
Para o vereador, a atual crise na segurança pública do Estado agrava e escancara ainda mais a situação do transporte em Natal, que está há décadas na mão de empresas que nunca passaram por licitação. “Quem tem seu carro e dinheiro para colocar gasolina, não sabe o que significa ficar numa parada de ônibus, exposto a sol e chuva, esperando o transporte que nunca chega e, quando chega, já vem lotado. A frota está sucateada, é uma das mais velhas do Brasil. Não pode continuar assim. Precisamos ter um Conselho atuante que pressione por soluções”, defendeu o professor.
A proposta do vereador Robério Paulino sugere também a criação de um Fundo Municipal de Transporte, que daria suporte a essas tão necessárias melhorias. No entendimento do Professor Robério, a Empresa Pública de Transportes deve começar com as linhas desativadas, nas regiões mais periféricas, sem que haja a substituição dos alternativos e das empresas privadas e, sim, licitações eficientes para promoção de um melhor serviço.
As empresas de transporte que atuam em Natal, desde o início das atividades, trabalham apenas com concessão da prefeitura. Na capital potiguar, nunca foi feita uma licitação. A primeira tentativa ocorreu em 2013 e, até hoje, nada mudou.
“O certo é que não se pode continuar do jeito que está. Temos de oferecer alternativas para a população. Muita gente corre riscos na rua, financiando motos ou saindo de madrugada de casa em bicicletas para fugir da tarifa alta e da péssima qualidade dos ônibus. Os empresários reclamam de prejuízos, mas quem está realmente no prejuízo? São eles ou o povo?”, questionou o vereador.
Estavam presentes acompanhando o tema abordado movimentos sociais e estudantis que aprovam a empresa pública de Transportes entendem que todas as pessoas, Independente de renda, tem direito de ir e vir “ Para a gente que é mulher e depende de ônibus, é difícil demais. Além de trabalhar, temos de levar as crianças para escola, fazer a feira, é muito complicado com a precariedade do transporte público”, ressaltou Kivia Moreira, do Movimento Mulheres Olga Benário.
E os argumentos em defesa do projeto se estenderam. “Temos apenas oito circulares rodando na UFRN e isso é muito insuficiente para a demanda que existe dentro da Universidade diante da quantidade de estudantes. A gente anda que nem sardinha dentro desses ônibus , são empresas privadas que só visam lucro, então SIM à estatização dos Transportes. A qualidade do transporte é essencial para melhorar a qualidade de vida da população”, pontua Ana Beatriz Sá, militante do Movimento Correnteza e diretora de mulheres do DCE da UFRN.
Já para a universitária Ariane Idalino, o que foi posto à votação na CMN foi muito relevante, momento de embate também, por que é perceptível que nem toda a Casa tem interesse. “Pensar um projeto dessa envergadura é muito importante, precisamos de transporte de qualidade para que dele depende diariamente”, finaliza a estudante de Direito.