Transporte de Natal vai operar com frota de emergência nesta sexta (17)

Natal: Transporte público continuará com frota reduzida neste sábado (18)

Por UNIBUS RN
Foto: Matheus Felipe

O transporte público de Natal vai funcionar, pelo segundo dia seguido, com frota de emergência. A definição de como será a operação do transporte público neste sábado, 18, ocorreu, durante reunião realizada hoje (17) na sede da Secretaria Estadual de segurança Pública (SESED), com participação de integrantes da cúpula da segurança pública e das secretárias de Mobilidade Urbana (STTU), Daliana Bandeira, e de Defesa Social e Segurança Pública de Natal (Semdes), Sheila Freitas.

Representantes dos sindicatos dos rodoviários (Sintro), das empresas de transporte urbano (Seturn) e representantes do transporte opcional também estiveram presentes no encontro, que definiu que 14 linhas vão circular amanhã, a partir das 6h, com uma frota de 47 veículos. A operação vai durar até 19h.

Segundo a STTU, as linhas que vão circular em Natal são as seguintes: 07 (Alvorada IV / Mirassol), 08 (Redinha / Mirassol), 21 (Felipe Camarão / Areia Preta), 22 (Felipe Camarão / Rocas – Via Petrópolis), 29 (Nova Natal / Mirassol – Via Nova Descoberta), 33 (Planalto / Praia do Meio – Via Av. Prudente de Morais), 38 (Planalto / Praia do Meio – Via Alecrim), 43 (Nova Natal / Midway), 50 (Serrambi / Santa Catarina), 59 (Guarapes / Praia do Meio), 60 (Pajuçara / Mirassol), 63 (Felipe Camarão / Mirassol), 73 (Santarém / Ponta Negra) e 77 (Parque dos Coqueiros / Mirassol).

Ainda de acordo com a STTU, a Guarda Municipal de Natal garantiu o apoio à Polícia Militar no reforço às ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema. A intenção, segundo nota divulgada pela pasta, é garantir o meio de transporte para a população, mesmo em meio aos atos criminosos que foram registrados nos últimos dias.

A pasta afirmou ainda que ficou acertada, também para o sábado (18) a realização de uma nova reunião para definição da circulação dos ônibus em Natal no domingo, 19.

Região Metropolitana
Em comunicado conjunto, também divulgado na noite de hoje (17), SETRANS e FETRONOR, entidades que representam empresas de ônibus do transporte intermunicipal e que representam também as operadoras de linhas da região metropolitana de Natal, indicaram que também haverá circulação reduzida de ônibus nas linhas que circundam a capital potiguar amanhã (18). Os ônibus sairão das garagens por volta das 6h.

As linhas que terão a circulação assegurada amanhã são: B (Parnamirim/Natal, via Alecrim), CV (Parnamirim/Natal Shopping), J (Parnamirim/Natal, via Passagem de Areia), P (Parnamirim/Ponta Negra), M (Macaíba/Natal, via BR-101), São José de Mipibu/Natal e Pirangi Praia/Natal, operadas pelas empresas Trampolim da Vitória e Litorânea; 121 e 122 (Extremoz), 132 e 133 (São Gonçalo do Amarante – bairro Jardins), operadas pela empresa Guanabara; e 135 (Ceará-Mirim/Natal), operada pela empresa Cidade das Dunas.

Ainda segundo o comunicado, todas as linhas citadas terão as últimas viagens partindo às 18h, dos respectivos terminais.

Transporte intermunicipal
Já no sistema de transporte intermunicipal, parte dos horários voltará a ser operada neste sábado, 18. De acordo com a Transpasse, entidade que faz a venda de passagens para as 5 empresas que operam linhas de ônibus do transporte rodoviário potiguar, três das 5 empresas disponibilizarão seus ônibus de maneira emergencial.

As empresas que retomarão alguns dos horários serão a Expresso Cabral – atendendo as cidades de Macau, Caiçara do Norte, São Miguel do Gostoso, João Câmara, Poço Branco e Touros -, Viação Nordeste – atendendo a ligação entre Natal e Mossoró – e a Viação Riograndense – com horários partindo para Nova Cruz, Monte das Gameleiras, Senador Elói de Souza, Lagoa Salgada, Maxaranguape e a praia de Pipa, em Tibau do Sul.

Já as operações da Viação Jardinense e da Empresa Alves seguirão suspensas. Será o terceiro dia consecutivo sem circulação de ônibus que atendem cidades como Caicó, Currais Novos, Santa Cruz, Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi e São Tomé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo