Confira a situação da circulação do transporte público no RN quatro dias após escalada de violência

Por UNIBUS RN
Foto: Matheus Felipe

Pelo quarto dia consecutivo, quem precisa utilizar o transporte público segue com sua rotina afetada pela onda de ações criminosas que assola o Rio Grande do Norte. Usuários do transporte público em Natal, na região metropolitana e de parte do sistema intermunicipal estão sofrendo com poucos ônibus disponíveis nesta sexta, 17, após atentados registrados em quase 40 cidades potiguares e que afetaram diretamente o direito de ir e vir de quem precisa usar o transporte público.

Nesta matéria, o UNIBUS RN atualiza a situação da circulação dos sistemas de transporte de passageiros nos principais polos do Rio Grande do Norte nesta sexta-feira. Confira abaixo:

Natal
Os veículos começaram a sair das garagens em Natal por volta das 6h de hoje, segundo a STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana).

De acordo com a assessoria de imprensa da STTU, ao todo estão disponíveis 47 ônibus, distribuídos em 13 linhas: 07 (Alvorada IV/Mirassol), 08 (Redinha/Mirassol), 21 (Felipe Camarão/Areia Preta), 22 (Felipe Camarão/Rocas), 29 (Nova Natal/Mirassol), 33 (Planalto/Praia do Meio), 38 (Planalto/Areia Preta), 43 (Nova Natal/Midway), 50 (Serrambi/Santa Catarina), 59 (Guarapes/Praia do Meio), 63 (Felipe Camarão/Mirassol), 73 (Santarém/Ponta Negra) e 77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol). Os ônibus estarão em circulação, segundo a pasta, até às 19h.

Ainda de acordo com a STTU, a Guarda Municipal de Natal garantiu o apoio à Polícia Militar no reforço às ações de segurança às linhas de transporte nos terminais e garagens das empresas que atuam no sistema.

Região Metropolitana
Em comunicado conjunto, divulgado na noite de ontem (16), SETRANS e FETRONOR, entidades que representam empresas de ônibus do transporte intermunicipal e que representam também as operadoras de linhas da região metropolitana de Natal, indicaram que também haverá circulação reduzida de ônibus nas linhas que circundam a capital potiguar. Os ônibus começaram a sair das garagens por volta das 6h.

As linhas que terão a circulação assegurada hoje são: B (Parnamirim/Natal, via Alecrim), CV (Parnamirim/Natal Shopping), J (Parnamirim/Natal, via Passagem de Areia), P (Parnamirim/Ponta Negra), M (Macaíba/Natal, via BR-101), São José de Mipibu/Natal e Pirangi Praia/Natal, operadas pelas empresas Trampolim da Vitória e Litorânea; 121 e 122 (Extremoz), 132 e 133 (São Gonçalo do Amarante – bairro Jardins), operadas pela empresa Guanabara; e 135 (Ceará-Mirim/Natal), operada pela empresa Cidade das Dunas.

Ainda segundo o comunicado, todas as linhas citadas terão as últimas viagens partindo às 18h, dos respectivos terminais.

Transporte intermunicipal
Nesta sexta-feira, não há circulação de parte do transporte intermunicipal, pelo segundo dia consecutivo. O cancelamento desses horários foi anunciado pela Transpasse, entidade que faz a venda de passagens para as 5 empresas que operam linhas de ônibus do transporte intermunicipal.

Com isso, todas as saídas de ônibus do transporte intermunicipal que são de responsabilidade das empresas Alves, Cabral, Jardinense e Riograndense não ocorrerão nesta quinta-feira. Apenas a Viação Nordeste está operando, de maneira parcial, o itinerário entre Natal e Mossoró. Outras linhas da empresa não estão operando nesta sexta-feira.

Transporte ferroviário
Os atos também afetam, nesta sexta-feira, quem precisa dos trens metropolitanos. De acordo com a CBTU, não haverá a circulação das composições nas linhas Norte e Sul durante todo o dia. Assim como parte do transporte intermunicipal, os usuários do trem metropolitano não conseguem acessar os veículos pelo segundo dia seguido.

Mossoró
Na segunda maior cidade do RN, segue suspensa a circulação dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal. A suspensão da circulação faz parte de uma série de medidas que foi adotada pela Prefeitura de Mossoró após o início das ações criminosas.

Com a medida, a cidade fica sem assistência do transporte público pelo quarto dia consecutivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.