Por UNIBUS RN
Foto: Vinícius Marinho (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
Pelo terceiro dia consecutivo, quem precisa utilizar o transporte público segue com sua rotina afetada pela onda de ações criminosas que assola o Rio Grande do Norte. Usuários do transporte público em Natal, na região metropolitana e de parte do sistema intermunicipal estão sem ônibus disponíveis nesta quinta, 16, após atentados que destruíram, nas últimas horas, pelo menos 3 ônibus.
O último ato registrado ocorreu na manhã desta quinta-feira, quando um ônibus da empresa Conceição foi alvo da ação criminosa, realizada no bairro Guarapes. Na ação, fogo foi ateado no ônibus, que ficou completamente destruído.
Com essa ação, o SINTRO / RN, sindicato que representa trabalhadores rodoviários, ordenou que a frota em circulação seja novamente recolhida às garagens. Essa medida atinge, segundo a comunicação do sindicato, as operações em Natal e na região metropolitana.
Nesta matéria, o UNIBUS RN atualiza a situação da circulação dos sistemas de transporte de passageiros nos principais polos do Rio Grande do Norte. Confira abaixo:
Natal e região metropolitana
Os veículos começaram a sair das garagens em Natal por volta das 6h, segundo a STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana). Esse mesmo horário foi seguido pelas operadoras de linhas da região metropolitana de Natal, segundo a FETRONOR.
Entretanto, após a ação criminosa registrada no bairro Guarapes, na Zona Oeste de Natal, o SINTRO / RN determinou a retirada de circulação dos ônibus que estavam nas ruas e, neste momento, a capital potiguar e a região metropolitana seguem sem circulação de ônibus.
A medida valerá em Natal, pelo menos, até o início da tarde. Segundo comunicado divulgado pela Prefeitura do Natal na noite de ontem, havia sido acertada, em reunião envolvendo a cúpula da segurança pública, STTU, empresários e rodoviários, além da presença da governadora Fátima Bezerra (PT), a circulação dos ônibus ocorreria em modo reduzido até às 14h e a realização de uma nova reunião para avaliação da situação e montagem da operação para o restante do dia.
Transporte intermunicipal
Nesta quinta-feira, não há circulação de parte do transporte intermunicipal. O cancelamento desses horários foi anunciado pela Transpasse, entidade que faz a venda de passagens para as 5 empresas que operam linhas de ônibus do transporte intermunicipal.
Segundo o comunicado, divulgado pela Transpasse em sua conta de uma rede social, a falta de segurança para usuários e colaboradores impede o funcionamento da entidade e inviabiliza a venda de passagens para esta quinta-feira. Com isso, todas as saídas de ônibus do transporte intermunicipal que são de responsabilidade das empresas Alves, Cabral, Jardinense e Riograndense não ocorrerão nesta quinta-feira.
Apenas a Viação Nordeste está operando, de maneira parcial, o itinerário entre Natal e Mossoró. Outras linhas da empresa não estão operando nesta quinta-feira.
A decisão foi motivada após mais um atentado praticado contra um ônibus. O veículo alvo pertencia à Viação Jardinense. O ônibus foi incendiado no final da tarde desta quarta-feira (15), próximo à sede do Detran, já no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste de Natal. O veículo estava indo para a garagem, quando foi interceptado por bandidos, que atearam fogo no ônibus. Não havia passageiros no momento do atentado, bem como ninguém foi preso até o momento.
Transporte ferroviário
Os atos também afetam, nesta quinta-feira, quem precisa dos trens metropolitanos. De acordo com a CBTU, não haverá a circulação das composições nas linhas Norte e Sul durante todo o dia.
Segundo a companhia, uma estação da Linha Norte, em Natal, foi alvo de ação criminosa. Além disso, criminosos colocaram obstáculos na linha férrea, dificultando a circulação das composições. Por isso, a CBTU avaliou que não há condições de segurança para a circulação dos trens.
“A equipe técnica da CBTU está monitorando os acontecimentos, e assim que houver condições para a retomada segura da operação, as viagens serão restabelecidas”, diz o comunicado da companhia que informou a suspensão das viagens.
Mossoró
Na segunda maior cidade do RN, segue suspensa a circulação dos ônibus que fazem o transporte intermunicipal. A suspensão da circulação faz parte de uma série de medidas que foi adotada pela Prefeitura de Mossoró após o início das ações criminosas.
Com a medida, a cidade fica sem assistência do transporte público pelo terceiro dia consecutivo.