Retomada do segmento de ônibus puxa venda de veículos pesados, diz FENABRAVE

Da Agência AutoData
Foto: Thiago Martins (UNIBUS RN)

As vendas de veículos pesados somaram 12,4 mil unidades em fevereiro, volume 9,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, graças ao bom desempenho do segmento de ônibus, de acordo com os dados divulgados pela Fenabrave na quinta-feira, 2. Na comparação com janeiro, que teve quatro dias úteis a mais, houve retração de 18,2% nas vendas.

Os caminhões somaram 7,8 mil emplacamentos em fevereiro, queda de 3,5% na comparação com igual mês de 2022 e, com relação a janeiro, uma redução de 23,4%. No acumulado do ano foram vendidas 18 mil unidades, incremento de 8,6% sobre o primeiro bimestre do ano passado.

Segundo José Maurício Andreta Júnior, presidente da Fenabrave, houve uma antecipação de compras em 2022 por causa da mudança de tecnologias do motores, exigida pela fase P8 do Proconve, que afeta os números do setor: “Já esperávamos um primeiro trimestre com essas variações. Neste período os compradores podem optar por veículos adequados às duas regras de emissões”.

O resultado positivo veio do segmento de ônibus, que cresceu 98,3% sobre fevereiro de 2022, com 2,3 mil unidades comercializadas. Na comparação com janeiro houve expansão de 6,3% e, segundo o presidente, os números mostram sinais claros de retomada: “Essa categoria passou por um período difícil, com as restrições de circulação e as dificuldades enfrentadas pelas empresas de transporte de passageiros, mas os sinais de uma recuperação consistente já são visíveis”.

No acumulado do ano o segmento somou 4,4 mil vendas, volume 78,5% superior ao registrado em iguais meses de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo