Consulta pública do Marco Legal do Transporte Público é prorrogada até 27 de fevereiro

Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

O Ministério do Desenvolvimento Regional prorrogou a vigência de uma consulta pública disponibilizada pelo Governo Federal para que a sociedade ajude na construção do Marco Legal do Transporte Público Coletivo. O prazo para o envio das sugestões, que terminaria em 26 de janeiro, foi prorrogado até o dia 27 de fevereiro.

A minuta do projeto está disponível na plataforma Participa+Brasil, onde qualquer cidadão pode deixar sua contribuição para a melhoria do projeto, que será enviado ao Congresso Nacional. Qualquer trecho do documento pode receber sugestões de qualquer cidadão.

Segundo o Governo Federal, podem participar cidadãos, empresas, instituições públicas, movimentos e organizações da sociedade civil. Para ler a minuta do projeto e deixar sua contribuição, é só clicar AQUI.

O Marco Legal do Transporte Público Coletivo, segundo o Palácio do Planalto, tem como objetivos aprimorar a Política Nacional de Mobilidade Urbana, já em vigor em todo o país, e organizar uma rede de transporte público coletivo formada por modos e serviços de transporte complementares. A minuta do Marco Legal foi elaborada com a participação de organizações da sociedade civil que participaram do Fórum Consultivo da Mobilidade Urbana, além do apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que procurou identificar demandas regulatórias e temas críticos que dariam ideias para uma legislação no setor.

A ideia, ainda segundo o Governo Federal, é que seja formada uma rede única de transporte, organizada com linhas e rotas, que possam ter diferentes funções e modos de deslocamento e que possa ser universalizada. Também há preocupação com a integração dos modais, que devem ser acessíveis física e economicamente, além da adoção de padrões de qualidade para a prestação dos serviços em todo o país.

A consulta pública pode ser acessada no Portal Participa+Brasil, mantida pelo Governo Federal. As contribuições poderão ser feitas até o dia 27 de fevereiro. Para isso, basta ter cadastro na plataforma GOV.BR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.