Natal: Em entrevista a uma rádio, representante do SETURN volta a cobrar atualização de planilha de custos do transporte público

Por Agora RN
Foto: Thiago Martins (UNIBUS RN)

Nilson Queiroga, consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn), cobrou a atualização da planilha de preços do transporte de Natal. De acordo com ele, a frota de transporte coletivo só diminui. “Nos últimos cinco anos, o sistema de transporte de Natal comprou apenas 8 ônibus novos. Deveria comprar de 50 a 60 por ano. Antes a frota era de 600, hoje não chega nem a 400”, disse ele, em entrevista ao Jornal da Cidade, da 94 FM, nesta segunda-feira 23.

Segundo o representante, já faz 44 meses de congelamento no reajuste e o órgão gestor não apresentou propostas que solucionem o problema. “Atravessamos toda uma pandemia e tudo mudou. Até o presente nós estamos cobrando a mesma tarifa. A Prefeitura, não sei por qual razão, mantém essa planilha guardada a sete chaves”.

Ainda sobre a questão, Queiroga comentou que a inflação dos insumos nestes 44 meses de congelamento de presos tem prejudicado cada vez mais o setor. “Um ônibus novo custava R$ 303 mil. O último foi comprado a R$ 575 mil. Foram 89% de reajuste. Todos esses insumos têm que ser atualizados na planilha, que é o que está se pedindo”. Além disso, segundo Nilson, houve aumentos significativos no preço do diesel.

Segundo Queiroga, o volume de passageiros transportados não chega nem próximo ao período de pré-pandemia. “Nesse período de recesso está em torno de 65%. No período normal, de novembro a dezembro chegou a 70%. A perspectiva otimista, para este ano, é de apenas se manter. Mas a perspectiva realista é que a demanda deste ano vai cair”, afirmou. O setor de transportes busca encaixar a pauta de reajuste da planilha tarifária nas reuniões do Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Natal (CMTMU), mas o assunto segue indefinido por parte da secretaria.

Queiroga comentou ainda que a STTU prometeu um redesenho da rede transportes, mas o que está acontecendo é, segundo ele, apenas uma análise da situação atual das linhas junto a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). “A ANTP vai apresentar uma análise técnica para ver como está o sistema de Natal. Os empresários cobram um redesenho porque isso vai levar uma operação mais racional do sistema urbano. Então, se for fazer hoje como está, a tarifa fica muito cara, comenta-se nos bastidores que seja em torno de R$ 6”, afirma.

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