Prefeitura vai receber estudo com nova rede de ônibus ainda em janeiro

Da Tribuna do Norte
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

Contratado em agosto por R$ 526 mil para desenhar o transporte público de Natal, o estudo da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP) deverá ser entregue até o fim do mês, segundo interlocutores da entidade. Além disso, o desembargador Expedito Ferreira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) deu um prazo até 28 de fevereiro para que a Prefeitura do Natal apresente o estudo em si, informações e relatórios a respeito da ação judicial que pede o retorno dos 100% da frota pré-pandemia, movida pela Defensoria Pública do Estado (DPE-RN).

A decisão ocorreu numa audiência de conciliação no dia 12 de dezembro de 2022. O desembargador Expedito Ferreira suspendeu, até o fim de março, a a tramitação da ação, que determina o retorno da frota de ônibus da capital e autorizou ainda que as linhas devolvidas pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Natal (Seturn) durante a pandemia pudessem ser operadas pelo transporte opcional. Atualmente, apenas a linha 19 está sendo operada pelos alternativos.

Com a nova decisão, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal ganha um novo prazo para apresentar o estudo e mostrar as perspectivas para o transporte público de Natal, que aguarda a licitação do transporte público há anos. Em duas tentativas, as licitações foram desertas, sem nenhuma empresa se interessar em operar o sistema.

“O estudo é feito com base em informações meticulosas de todo o sistema, de dados operacionais, custos, quilometragem, rastreamento georeferencial. Todos esses dados são fundamentais para fazer o trabalho. Entramos numa fase de Natal e Ano Novo e as informações foram chegando num ritmo que precisamos de um pouco mais de tempo para organizar os complementos que estavam faltando”, explica o superintendente da ANTP, Luiz Carlos Néspoli.

O estudo com a ANTP foi contratado por dispensa de licitação e prevê prestação de serviços de consultoria especializada para a realização de estudos, relatórios e apresentação de propostas de modelagem para o sistema de transporte público coletivo de passageiros da cidade.

Ainda de acordo com o município, o objetivo da contratação na época era melhorar a prestação do serviço e garantir “modicidade tarifária” (tarifa a baixo custo), assim como obter uma proposta de transição da rede no sistema atual para a rede projetada pela STTU.

Em contato com a TN, a STTU disse que só iria se posicionar sobre o tema após receber o diagnóstico dos estudos.

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