Natal: Estudantes reclamam de falta de viagens do Circular da UFRN por uma manhã inteira

Da Agência Saiba Mais
Foto: Matheus Felipe (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)

No campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o período de férias é sempre complicado para os estudantes que dependem do ônibus circular. A Prefeitura de Natal reduz a quantidade de veículos disponíveis, aumentando a superlotação e a espera nas paradas. Mas nesta quarta-feira (11), o problema foi ainda pior.

Uma tabela de horários foi divulgada pela instituição, mas não estava sendo cumprida. Estudantes relataram ausência completa do transporte universitário gratuito durante a manhã, prejudicando toda a comunidade acadêmica. Na parada do Via Direta, após duas, três horas de espera, muitos desistiam, iam de carona, a pé ou de transporte por aplicativo.

“Fiquei das 8h às 10h, até que a Superintendência de Comunicação abriu exceção e mandou um carro me buscar. Conversei com pessoas que estavam na parada desde as 7h30. Muitos estudantes pegando uber pra ir pra bolsa. Isso é um desrespeito. Obrigam os bolsistas, que são responsáveis por fazer a universidade funcionar, a trabalharem nas férias pra ganhar uma merreca [R$ 400] e ainda ter que pagar uber!”, reclamou a estudante de Jornalismo e bolsista da Rádio Universitária Raiane Miranda.

A estudante contabiliza ainda que um quarto da bolsa é gasto só com a tarifa de ônibus: “A gente não tá tendo aula, tá indo só pra bolsa. E gasta mais ou menos 90 reais (pagando duas meias pra ir e voltar). Não é todo mundo que tem auxílio transporte”.

De acordo com a UFRN, a Reitoria enviou ofício à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) informando sobre o calendário acadêmico e reforçando que no período de férias diversas atividades seguem ocorrendo, com a participação de estudantes, servidores técnicos e docentes e funcionários terceirizados. Entretanto, alegou que detalhes sobre o funcionamento do circular devem ser solicitados junto à STTU, que não respondeu aos questionamentos da Agência Saiba Mais.

A vereadora Brisa Bracchi (PT) também enviou requerimento ao órgão municipal. “Situações como essa não podem acontecer. Mesmo de férias, a universidade possui inúmeros serviços e projetos que não param”, comentou em rede social.

Ainda segundo os relatos dos estudantes, o circular voltou apenas à tarde. E com um motorista que não conhecia a rota. “Quando a gente chegou no RU [restaurante universitário], uma menina explicou que ele ia reto e por fora da UFRN até chegar ao Via Direta. Pelo que eu entendi, ele nunca tinha feito esse trajeto”, contou a estudante de Jornalismo Alana Taynara, que chegou na parada às 7h30 e meia hora depois conseguiu carona.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.