Por Mercedes-Benz do Brasil
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
A Mercedes-Benz do Brasil sediou, entre os dias 17 e 18 de novembro, um evento especialmente concebido para clientes da América Latina e outros continentes, a fim de apresentar a modernidade, a capacidade e o potencial da indústria brasileira de ônibus. Realizado na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), o “Mercedes-Benz Bus Product Experience” foi promovido pelo Regional Center Daimler Latina em conjunto com a Daimler Trucks & Buses Overseas, da Alemanha.
O primeiro dia de atividades foi dividido em quatro workshops. Um deles foi dedicado ao lançamento de novos chassis de ônibus rodoviários O 500: o modelo RS 1945 4×2 e o RSD 2448 6×2 “El mas Potente”, mais potentes e com novos itens de tecnologia de segurança. As maiores potências atendem especialmente às demandas de clientes que operam em grandes altitudes, como na região andina do Chile e do Peru.
O 2º workshop foi dedicado ao portfólio completo de chassis de ônibus urbanos e rodoviários, de motorização Euro 3 a Euro 6, produzidos pela Mercedes-Benz do Brasil. Juntamente com apresentações técnicas estavam expostos modelos das linhas LO, OF e O 500, que são fornecidos também com motorizações que atendem outras normas de emissões, de acordo com a padronização dos países para onde esses veículos são exportados.
O 3º workshop destacou os avanços da Mercedes-Benz do Brasil no campo da eletromobilidade, com foco especial no eO500U. Este é o primeiro chassi de ônibus elétrico urbano da marca, que foi lançado este ano para os clientes brasileiros, já estando disponível também para outros mercados.
Os participantes do evento tiveram a oportunidade de circular no eO500U e no novo O 500 RSD 2448 num test-drive por dentro da própria fábrica, atividade do 4º workshop do primeiro dia.
Visita à Linha de Produção 4.0 e apresentações de encarroçadores
O segundo dia do evento teve início com uma visita à Linha de Produção 4.0 de Chassis de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a mais moderna do setor e uma referência em inovação, tecnologia, conectividade, Internet das Coisas, logística, ergonomia e qualidade de vida no trabalho.
Na sequência, os encarroçadores Caio Induscar, Comil, Irizar, Marcopolo e Mascarello apresentaram seus portfólios de ônibus urbanos e rodoviários a partir de chassis Mercedes-Benz. A presença dessas empresas realça a capacidade e a versatilidade da indústria nacional de carrocerias de ônibus, ao mesmo tempo que reforça a oferta de soluções completas aos clientes.
Encerrando o evento, os visitantes participaram da Customer Experience, uma dinâmica de confraternização baseda em valores e hábitos da cultura brasileira.
“Nós tivemos dois dias intensos dedicados aos negócios dos clientes de ônibus, promovendo um formato inovador de apresentar soluções completas de chassis e carrocerias”, afirma Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Latina Ônibus. “Fechamos o evento com um jantar temático brasileiro, a fim de fortalecer a imagem do nosso país, não somente na capacidade industrial, mas também com a nossa cultura, culinária e alegria”.
Evento compartilhado focado em clientes de mercados overseas
O “Mercedes-Benz Bus Product Experience” contou com a participação de Alexander Poeschi, diretor de Marketing, Product Management & Order Management da Daimler Buses / EvoBus. No formato virtual, Andreas von Wallfeld, chefe da Daimler Truck Overseas, enviou mensagem de vídeo aos clientes e parceiros.
O Centro Regional Daimler América Latina esteve representado por Jens Burger, diretor geral; Augusto França, gerente de Vendas e Exportações para a América Latina; e Mauricio Yamamoto, gerente sênior do Centro Regional Daimler Latina Ônibus.
Em palestras e na visita à linha de produção, a Mercedes-Benz do Brasil contou com as participações de Sergio Magalhães, diretor-geral de Ônibus América Latina, e de Christian Flecksteiner, diretor de Desenvolvimento de Chassis de Ônibus.
Promovendo e valorizando a indústria brasileira de ônibus
“Foram dois dias de intensas e dinâmicas atividades com um grupo expressivamente numeroso de clientes de vários países em nossa casa”, diz Jens Burger. “Foi um prazer e uma imensa satisfação poder apresentar a empresários e executivos do segmento de ônibus o nosso alto padrão industrial, nossa capacidade produtiva e nosso moderno e amplo portfólio de produtos, que atende às mais diversas demandas de vários países”.
“O fato de contarmos com a presença de encarroçadores, que são nossos parceiros de longa data, ampliou ainda mais o alcance do evento. E mais do que destacar a competência e experiência da nossa Empresa, fomos além e promovemos e valorizamos a indústria brasileira de ônibus”, destaca Jens Burger. “Isso reafirma a importância da unidade brasileira para os negócios da Daimler Truck. A Mercedes-Benz do Brasil é líder histórica em vendas para o mercado interno, é a maior exportadora de veículos comerciais do Brasil e é também o Centro Mundial de Competência da Daimler Truck para desenvolvimento de chassis de ônibus Mercedes-Benz. Isso reafirma o posicionamento da nossa marca como referência em ônibus no Brasil e em vários mercados”.