Por UNIBUS RN
Foto: Divulgação (Prefeitura de São Gonçalo do Amarante)
A prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, anunciou, em sua conta em uma rede social, que o transporte público municipal não fará cobrança de tarifa para os passageiros no próximo domingo, 30. A medida será adotada especialmente para facilitar o deslocamento das pessoas que irão votar no segundo turno das Eleições gerais de 2022.
O transporte municipal de São Gonçalo do Amarante é operado pela Cooptagran, cooperativa que reúne permissionários do transporte alternativo. Segundo a publicação da prefeitura, todas as linhas circularão no domingo, 30, com a garantia do uso pelos eleitores sem a cobrança da tarifa.
No anúncio, a prefeitura não indicou algum critério para que o passageiro utilize o transporte municipal sem a cobrança da tarifa. Apenas indicou que a operação será feita com a catraca livre durante o dia da votação. “A medida visa incentivar e facilitar a participação do cidadão no processo eleitoral do segundo turno”, diz a nota postada pela prefeitura.
A medida alinha São Gonçalo com iniciativas semelhantes adotadas por todas as capitais brasileiras, incluindo Natal, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) liberar a adoção da catraca livre no transporte público sem o risco de sanções aos gestores públicos pela legislação eleitoral. A medida foi ratificada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
No Rio Grande do Norte, haverá a adoção da medida no transporte intermunicipal e no transporte semiurbano da Grande Natal, ambos administrados pelo DER, e pela Prefeitura do Natal, com a determinação de circulação de todas as linhas municipais ativas – incluindo as do sistema opcional – e um incremento de 40% na frota em circulação durante o próximo domingo, 30. Tanto na capital, quanto no transporte intermunicipal, não haverá a cobrança da tarifa para o acesso aos ônibus e veículos do transporte alternativo.