PI: Teresina terá transporte gratuito para todos os eleitores no segundo turno das eleições

Do G1 PI
Foto: Leandro Machado de Castro (Ônibus Brasil)

Teresina terá transporte gratuito a todos os eleitores no dia 30 de outubro, data da votação do segundo turno das eleições 2022. Uma reunião realizada nesta terça-feira (25) decidiu sobre a gratuidade para os eleitores poderem exercer o direito ao voto na capital.

“Sob determinação do prefeito [Dr. Pessoa, Republicanos], em parceria com a nossa equipe técnica, fizemos o levantamento da necessidade para ordem de serviço de frota total para 30 de outubro. Haverá passe livre para todos os usuários e todos poderão exercer seu direito de voto de forma plena. Será catraca livre sem impedimento para ninguém”, informou o superintendente de transportes e trânsito da capital, Bruno Pessoa.

Segundo ele, a frota completa estará nas ruas, totalizando cerca de 270 ônibus. Vale destacar que a capital já chegou a ter mais de 400 veículos no transporte público urbano em 2017, quantidade que foi reduzida ano a ano.

Segundo André Lopes, secretário de governo da prefeitura, a decisão foi tomada após entendimento com o governo do estado e o custeio do passe livre será feita em divisão entre as gestões municipal e estadual às empresas de ônibus.

A prefeitura informou que detalhes sobre a gratuidade do transporte no dia 30 de outubro ainda serão divulgados em decreto que deve ser publicado.

Transporte intermunicipal: Em todo o Piauí, os eleitores que moram em uma cidade e votam em outra terão direito à gratuidade no transporte intermunicipal para exercer seu direito ao voto no 2º turno. Para isso, um decreto estadual já foi publicado.

As medidas foram pensadas depois que o Supremo Tribunal Federal decidiu autorizar prefeituras e empresas concessionárias a oferecer, voluntariamente e de forma gratuita, serviço de transporte público no dia 30 de outubro, segundo turno das eleições.

A decisão considerou que a prática de oferecer o serviço não pode levar a punição de prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa. Isso porque a medida tem o objetivo de viabilizar a garantia constitucional do direito de voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.