RJ: Attivi, da Marcopolo, está em testes na cidade de Angra dos Reis

Da Agência AutoData
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

O Attivi, ônibus 100% elétrico da Marcopolo, entrou em operação em Angra dos Reis, RJ. É a primeira vez que o modelo vai às ruas transportando passageiros e por trinta dias será testado em duas linhas municipais, Centro/Jacuecanga e Centro/Japuíba via Balneário.

O veículo movido a bateria começou a circular em Angra dos Reis na segunda-feira, 12, por meio de parceria da Marcopolo com a Prefeitura, com a Enel X e com a Viação Senhor do Bonfim. Durante o período de teste a tarifa cobrada tem sido a mesma aplicada nos ônibus convencionais.

Com autonomia de 250 quilômetros por dia e bateria que recarrega em até quatro horas o Attivi tem 13 m 25 de comprimento e capacidade total para 89 passageiros sentados e em pé. O chassi, que demorou quatro anos para ser desenvolvido pela própria Marcopolo, conta com tecnologia predominantemente nacional, com mais de 50% de localização. O modelo possui wi-fi, carregador para celular, ar-condicionado e acessibilidade.

O objetivo do período de testes é colocar a população em contato com um veículo 100% elétrico. A licitação está programada para o primeiro semestre do ano que vem.

A iniciativa integra projeto da Prefeitura de Angra dos Reis batizado como Cidade Inteligente, que prevê o desenvolvimento de solução completa de mobilidade urbana sustentável. O projeto inicial englobará 80% da frota do transporte público de Angra, com a ideia de abranger 100% posteriormente.

O Attivi começou a ser fabricado em agosto e, até o fim do ano, serão produzidas trinta unidades. A Marcopolo tem planos de fornecer o veículo para a Prefeitura de São Paulo e para a Suzantur, que já testou o modelo sem passageiros em Santo André, SP. Testes também já foram realizados em Caxias do Sul, RS, onde está a matriz da encarroçadora.

Por enquanto, de acordo com a Marcopolo, ainda não foram concretizadas vendas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo