Por ClickBus
Foto: Divulgação (ClickBus)
O crescimento do turismo rodoviário já é uma realidade que veio para ficar no pós-pandemia. Os fatores para essa mudança no comportamento do usuário são diversos, como o aumento expressivo das passagens aéreas, a popularização da experiência online de compra de passagens, e a oferta de assentos confortáveis em ônibus luxuosos.
Exemplo disso são os resultados da ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, que comemora 9 anos de operação em agosto com a marca de 9 milhões de passageiros atendidos pela plataforma. A companhia, que oferece passagens para mais de 4,8 mil destinos nacionais e internacionais em mais de 200 viações regulamentadas pela ANTT, avalia que o volume de buscas na plataforma quase quadruplicou neste primeiro semestre. Atualmente as vendas online são responsáveis por cerca de 25% de todas as vendas do setor, porém, em 2013 quando a empresa foi fundada, menos de 2% das vendas eram realizadas digitalmente e a ClickBus teve um papel importante nessa digitalização do setor.
“Houve um crescimento de 275% na média diária de buscas no site, e mais de 70% das compras realizadas no período foram feitas por novos usuários”, comenta Philip Klien, CEO da ClickBus. “Esse dado demonstra que o público que antes comprava passagens na rodoviária está migrando para a compra online, e pode representar também a migração do passageiro habituado ao aéreo, que agora passa a considerar o ônibus como opção prática e confortável, dentro de uma faixa de preço mais acessível”, analisa o executivo.
A mudança de comportamento do usuário parece ter sido acelerada com o cenário de retomada do turismo no pós-pandemia. Exemplo disso é o aumento de 109% na venda de passagens de assentos tipo leito no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2019. “O passageiro busca uma experiência de viagem confortável, seja a lazer ou a trabalho, e o ônibus tem sido a opção ideal neste sentido, a começar pela possibilidade de compra em poucos minutos a partir do celular ou computador”, comenta Klien.
Os destinos que mais cresceram em buscas na plataforma da ClickBus no primeiro semestre demonstram ainda que a retomada do setor se reflete em todo o Brasil, mas especialmente na Região Nordeste vem crescendo expressivamente:
- Rio de Janeiro, RJ
- Fortaleza, CE
- Governador Mangabeira, BA
- Colinas do Tocantins, TO
- Miranorte, TO
- Cruz das Almas, BA
- Guaraí, TO
- Riachao do Jacuipe, BA
- Irará, BA
- Vitória da Conquista, BA
Futuro e tendências do setor: Com os resultados positivos apresentados nos últimos meses e a rápida recuperação após o período de quarentena, a empresa está animada para os próximos anos. De acordo com o Klien, ainda há muito espaço para o desenvolvimento digital do modal rodoviário no Brasil. “Estamos na vanguarda de um movimento que vem acontecendo desde 2013 nas empresas do setor, mas que com a pandemia teve o seu processo de digitalização acelerado. Com isso queremos estar cada vez mais presentes no dia a dia dos nossos usuários, com novas soluções e dos nossos parceiros, trabalhando juntos para entregar uma experiência de compra 100% digital enquanto eles possam focar em oferecer a melhor viagem”, conta.
Phillip também destaca algumas tendências que podem afetar positivamente o mercado a médio prazo. A primeira dela é o modelo híbrido de trabalho que vem sendo adotado por grande parte das empresas, o que possibilita que as pessoas não tenham que morar na cidade onde está a sua empregadora, com necessidade de ir ao escritório poucas vezes o modal rodoviário se torna uma opção mais econômica e confortável para o trajeto.
Outro ponto levantado pelo CEO da ClickBus é o investimento constante das viações em trazer ainda mais comodidades para os usuários. “Já temos algumas opções de ônibus que além de um leito cama, trazem serviço bordo, TV e Wi-Fi para o viajante. Mas com a chegada de novas tecnologias o ônibus pode ser uma extensão do escritório até mesmo substituir uma diária de hotel, tendo em vista as diversas opções de assentos.”, destaca.
Fatores externos também já vem impactando o modal e chamando a atenção das empresas para adequarem os seus serviços. Um deles é a alta no valor das passagens aéreas que vem gerando novos casos de usos para o setor rodoviário e atraindo um novo público. As viagens corporativas também são uma nova oportunidade para o mercado, dado este cenário.
Além disso, a empresa acredita que as novas tecnologias que estão desembarcando no país, como o 5G e novos meios de pagamento e conexão, podem mudar o setor nos próximos anos. “A tecnologia 5G pode trazer grandes avanços para nossos parceiros na gestão de suas frotas e para nós e nossos consumidores, poderemos ter uma ferramenta que ajude a trazer mais segurança para viagem e também mais previsibilidade quanto ao trajeto, localização do ônibus, horários de chegadas e partidas das rodoviárias e até mesmo facilitar a conexão entre modais”, finaliza Klien.