ClickBus celebra 9 anos com aumento na movimentação do turismo no digital

Por ClickBus
Foto: Divulgação (ClickBus)

O crescimento do turismo rodoviário já é uma realidade que veio para ficar no pós-pandemia. Os fatores para essa mudança no comportamento do usuário são diversos, como o aumento expressivo das passagens aéreas, a popularização da experiência online de compra de passagens, e a oferta de assentos confortáveis em ônibus luxuosos.

Exemplo disso são os resultados da ClickBus, maior marketplace de passagens rodoviárias do Brasil, que comemora 9 anos de operação em agosto com a marca de 9 milhões de passageiros atendidos pela plataforma. A companhia, que oferece passagens para mais de 4,8 mil destinos nacionais e internacionais em mais de 200 viações regulamentadas pela ANTT, avalia que o volume de buscas na plataforma quase quadruplicou neste primeiro semestre. Atualmente as vendas online são responsáveis por cerca de 25% de todas as vendas do setor, porém, em 2013 quando a empresa foi fundada, menos de 2% das vendas eram realizadas digitalmente e a ClickBus teve um papel importante nessa digitalização do setor.

“Houve um crescimento de 275% na média diária de buscas no site, e mais de 70% das compras realizadas no período foram feitas por novos usuários”, comenta Philip Klien, CEO da ClickBus. “Esse dado demonstra que o público que antes comprava passagens na rodoviária está migrando para a compra online, e pode representar também a migração do passageiro habituado ao aéreo, que agora passa a considerar o ônibus como opção prática e confortável, dentro de uma faixa de preço mais acessível”, analisa o executivo.

A mudança de comportamento do usuário parece ter sido acelerada com o cenário de retomada do turismo no pós-pandemia. Exemplo disso é o aumento de 109% na venda de passagens de assentos tipo leito no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período em 2019. “O passageiro busca uma experiência de viagem confortável, seja a lazer ou a trabalho, e o ônibus tem sido a opção ideal neste sentido, a começar pela possibilidade de compra em poucos minutos a partir do celular ou computador”, comenta Klien.

Os destinos que mais cresceram em buscas na plataforma da ClickBus no primeiro semestre demonstram ainda que a retomada do setor se reflete em todo o Brasil, mas especialmente na Região Nordeste vem crescendo expressivamente:

  1. Rio de Janeiro, RJ
  2. Fortaleza, CE
  3. Governador Mangabeira, BA
  4. Colinas do Tocantins, TO
  5. Miranorte, TO
  6. Cruz das Almas, BA
  7. Guaraí, TO
  8. Riachao do Jacuipe, BA
  9. Irará, BA
  10. Vitória da Conquista, BA

Futuro e tendências do setor: Com os resultados positivos apresentados nos últimos meses e a rápida recuperação após o período de quarentena, a empresa está animada para os próximos anos. De acordo com o Klien, ainda há muito espaço para o desenvolvimento digital do modal rodoviário no Brasil. “Estamos na vanguarda de um movimento que vem acontecendo desde 2013 nas empresas do setor, mas que com a pandemia teve o seu processo de digitalização acelerado. Com isso queremos estar cada vez mais presentes no dia a dia dos nossos usuários, com novas soluções e dos nossos parceiros, trabalhando juntos para entregar uma experiência de compra 100% digital enquanto eles possam focar em oferecer a melhor viagem”, conta.

Phillip também destaca algumas tendências que podem afetar positivamente o mercado a médio prazo. A primeira dela é o modelo híbrido de trabalho que vem sendo adotado por grande parte das empresas, o que possibilita que as pessoas não tenham que morar na cidade onde está a sua empregadora, com necessidade de ir ao escritório poucas vezes o modal rodoviário se torna uma opção mais econômica e confortável para o trajeto.

Outro ponto levantado pelo CEO da ClickBus é o investimento constante das viações em trazer ainda mais comodidades para os usuários. “Já temos algumas opções de ônibus que além de um leito cama, trazem serviço bordo, TV e Wi-Fi para o viajante. Mas com a chegada de novas tecnologias o ônibus pode ser uma extensão do escritório até mesmo substituir uma diária de hotel, tendo em vista as diversas opções de assentos.”, destaca.

Fatores externos também já vem impactando o modal e chamando a atenção das empresas para adequarem os seus serviços. Um deles é a alta no valor das passagens aéreas que vem gerando novos casos de usos para o setor rodoviário e atraindo um novo público. As viagens corporativas também são uma nova oportunidade para o mercado, dado este cenário.

Além disso, a empresa acredita que as novas tecnologias que estão desembarcando no país, como o 5G e novos meios de pagamento e conexão, podem mudar o setor nos próximos anos. “A tecnologia 5G pode trazer grandes avanços para nossos parceiros na gestão de suas frotas e para nós e nossos consumidores, poderemos ter uma ferramenta que ajude a trazer mais segurança para viagem e também mais previsibilidade quanto ao trajeto, localização do ônibus, horários de chegadas e partidas das rodoviárias e até mesmo facilitar a conexão entre modais”, finaliza Klien.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo