Este texto faz parte da edição de hoje, 14/08, da coluna Especial UNIBUS RN dedicada à LAT.BUS 2022.
Para conferir a reportagem anterior desta edição da coluna, é só clicar AQUI.
Para conferir a lista completa das próximas postagens desta edição da coluna, é só clicar AQUI.
Por Iveco Group
Foto: Divulgação (Iveco Group)
O mercado de ônibus apresentou recuperação no primeiro semestre deste ano registrando crescimento de 29% na produção, com 13.331 unidades, contra 10.324 unidades produzidas no mesmo período de 2021, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). De olho na retomada do segmento, a IVECO BUS participou da LAT.BUS 2022, maior evento do setor na América Latina, entre os dias 9 e 11 de agosto, com uma gama de produtos que soluções de mobilidade, com destaque para veículos movidos por meio de propulsão alternativa, e serviços desenvolvidos para maximizar os resultados nas operações do transporte de passageiros.
A IVECO BUS faz parte do Iveco Group, que iniciou as operações em 2022 reforçando a presença da marca na América Latina, em especial no Brasil, onde a montadora se posiciona entre os principais players no setor em que atua.
Líder mundial no desenvolvimento de veículos movidos a combustíveis alternativos, a IVECO BUS terá como grande atração do evento o E-Way, ônibus elétrico que está na vanguarda do transporte público e possui as ferramentas necessárias para se tornar referência do segmento no Brasil.
O objetivo da marca na LAT.BUS, segundo Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina, é destacar inovação e tecnologia como pontos fortes para consolidar a presença da IVECO BUS no mercado latino-americano, realizando uma verdadeira “revolução” no segmento de transporte de passageiros. “Na Europa, temos aproximadamente 1/4 do mercado total com um line-up completo que se destaca pelo uso de combustíveis alternativos. Utilizaremos essa expertise na nossa região em benefício do cliente”, diz Querichelli.
Danilo Fetzner, diretor da IVECO BUS para a América Latina, afirma que a meta para os próximos anos é ampliar o portfólio de produtos e serviços com foco na rentabilidade do cliente e na redução das emissões de poluentes, principalmente nos grandes centros, com veículos movidos a gás natural e eletricidade.
“A partir de 2023 teremos uma linha completa Euro VI, com as novas versões da Daily Minibus 45-160 e 50-180, e dois modelos que já integram grandes frotas, chassis 10-190 e 17-280, que ganharão novos componentes. Além disso, lançaremos três grandes novidades: o chassi 17-210 G movido a GNV, o E-Way, ônibus urbano 100% elétrico, e a plataforma de gestão de frotas NEXPRO Connect. Essas novidades indicam bem onde pretendemos chegar nesse mercado”, completa Fetzner.
O executivo destaca que a expansão da capilaridade da rede de atendimento, com 92 pontos em 100% do território nacional, também fortalece as pretensões da marca no país.
Portfólio IVECO BUS: O portfólio da IVECO BUS oferece opções que atendem diversas demandas do transporte de passageiros com uma gama versátil, que conta com modelos da linha Daily Minibus e chassis de 7, 10, 15 e 17 toneladas.
Lançamentos 2023 – América Latina:
- Daily Minibus 45-160 e 50-180 – destaques: pós-tratamento projetado para 400 mil km / Tanque de Arla de 17 L com autonomia para 4 mil km / Sensor de pressão nos pneus / Modelos mantém a robustez que faz da linha Daily referência nos transportes de cargas e passageiros.
- Bus 10-190 – destaques: suspensões dianteira e traseira com molas semi-elípticas proporcionam maior resistência e durabilidade / Freio pneumático nos dois eixos proporciona mais segurança / 190 cv – 610 Nm: maior potência e maior torque entre todos os micro-ônibus, permite aplicação de ar condicionado sem comprometer o desempenho / Pós-tratamento Hi-SCR sem EGR (reinjeção de gases).
- Bus 17-280 – destaques: suspensões dianteira e traseira com molas semi-elípticas proporcionam maior resistência e durabilidade / Freio pneumático nos dois eixos proporciona mais segurança / 280 cv – 950 Nm: maior potência e maior torque entre todos os chassis de motor dianteiro, agilidade na saídas e maior capacidade de subida/ Pós-tratamento Hi-SCR sem EGR (reinjeção de gases).
- Bus 17-210 G – destaques: suspensões dianteira e traseira com molas semi-elípticas proporcionam maior resistência e durabilidade / Freio pneumático nos dois eixos proporciona mais segurança / 204 cv – 750 Nm: potência e torque para ônibus de 12 metros nas aplicações urbana e fretamento / Gás natural ou Biometano: versatilidade e economia / Conjunto de seis cilindros de gás (80 litros em cada => total 100 m3 – autonomia para 250 km).
- E-Way – destaques: mais de 30 milhões de quilômetros rodados / PBT de 20 ton. / 12 metros de comprimento / Estrutura monobloco / Piso ‘Low Floor’ / Packs de baterias no teto / 2.500 Nm: torque superior ao dos motores a diesel nos ônibus urbanos; importante para manter os tempos de viagem mesmo nos horários de pico / Pacote modular de baterias: customização pode reduzir o custo do veículo / Disponíveis em quatro configurações: 9,5 metros 4×2 – 10,7 metros 4×2 – 12 metros 4×2 – 18 metros articulado.