Mercedes-Benz vai entregar ônibus elétricos para prefeitura de São Paulo

Por Automotive Business
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

A Mercedes-Benz vai entregar parte de um lote de ônibus elétricos para integrar o transporte público da cidade de São Paulo até 2023. O modelo eO500U, com autonomia de 250 km e alimentado por quatro pacotes de bateria é o primeiro coletivo urbano eletrificado produzido no Brasil.

A informação foi dada pela motadora durante a Lat.Bus, Feira Latinoamericana do Transporte, que acontece em São Paulo. O diretor de vendas e marketing da Mercedes, Walter Barbosa, disse que essa é uma demanda pioneira para a montadora no Brasil.

“A informação concreta que temos é a demanda de 500 carros para esse ano e 500 para o ano que vem, mas acho que fica tudo para 2023 porque não vai ter entrega de todos esses carros ainda esse ano”, complementa o executivo da Mercedes-Benz.

Ônibus elétricos ajudam nas metas da prefeitura: A entrega dos ônibus elétricos produzidos pela Mercedes-Benz faz parte da “corrida” da Prefeitura de São Paulo para cumprir seu Programa de Metas, que prevê a aquisição de mil ônibus elétricos até 2023 (de diferentes montadoras) e estipula que 20% da frota que circula na capital seja composta por veículos zero combustão até o fim de 2024. A Lei Municipal de Mudanças Climáticas também cobra a redução de emissões de gás carbônico em 50% até 2028.

“Atingiremos nossa meta, mesmo porque, conforme previsto nos contratos de concessão, cerca de mil veículos são substituídos naturalmente, e agora deverão ser trocados por modelos movidos a bateria”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes, em novembro de 2021.

Produção de ônibus elétricos: A Mercedes-Benz trabalha com a projeção de um mercado de 3 mil unidades de ônibus elétricos no país até 2024, considerando os projetos de mobilidade que estão em curso em algumas das capitais brasileiras.

A companhia diz que pretende criar um modelo de negócio envolvendo os veículos elétricos por meio de um ecossistema, no qual a empresa não figura apenas como provedora dos ônibus, mas também como parte da estrutura operacional e financeira, com a entrega também de equipamentos de recarga, serviços digitais e ferramentas de financiamento.

Atualmente produzem modelos de ônibus elétricos no país a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), a chinesa BYD, a Marcopolo, que desenvolveu projeto próprio de chassi elétrico, e a Eletra, que monta veículos com chassis da própria Mercedes-Benz e carroçaria Caio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo