Da Revista Technibus
Foto: Arquivo (Marcopolo / Via Secco Comunicação)
De acordo com dados recentes da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati), 96% das empresas regulares do setor de transporte rodoviário de passageiros possuem mais de um canal de venda digital.
“O digital avançou de maneira acelerada nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia. Atualmente as empresas do setor rodoviário possuem diversos pontos de vendas digitais exclusivos para aquisição de passagens. Isso inclui websites, aplicativos, chats online, e-mails, WhatsApp e as redes sociais das viações, além de parcerias com marketplaces para venda de passagens”, destaca Letícia Pineschi, porta-voz da Abrati.
A executiva conta que os guichês para a compra de passagens nos terminais rodoviários continua sendo um diferencial do setor, mas o perfil do consumidor mudou. “Esse movimento fez com que as viações embarcassem de vez no mundo online. Tudo isso representou um ganho de competitividade que está chegando aos usuários na forma de facilidade de serviços e ofertas de promoções de passagens”, conta.
Um exemplo recente é da Viação Garcia, que acaba de apresentar sua loja no Metaverso. A loja permitirá possibilidades ilimitadas aos passageiros, que poderão ingressar em um ônibus da empresa por meio de imagens em 360 graus utilizando um avatar e, assim, conhecer detalhes do espaço interno, explorar o ambiente e realizar a compra da passagem.
Outro destaque é para o projeto “Virada Digital” da Viação Águia Branca para aprimoramento da estratégia de relacionamento com o cliente. Por meio de uma reestruturação do e-commerce e a da implementação do CRM, a empresa conseguiu em apenas 18 meses, alcançar resultados exponenciais no ambiente digital e, atualmente, o e-commerce próprio já corresponde a quase 50% das vendas.
Também dentro desse contexto, a Aarim, empresa de tecnologia especializada em chatbots, desenvolveu uma solução completa para o setor rodoviário. O produto conta com diversas integrações com sistemas de reserva e serviços de pagamento, reconhecimento de voz, inteligência artificial, atendimento, entre outros. Com essa solução o cliente pode pesquisar passagens, marcar o assento no ônibus, fazer o pagamento e receber o bilhete eletrônico (BPe) sem sair do whatsApp. Além disso, com o atendimento pelo robô, a solução é totalmente escalável e está sempre disponível: 24 horas por dia, sete dias por semana.
Todos esses fatores contribuem para que o consumidor busque cada vez mais o ambiente digital para a compra de passagens de ônibus. A expectativa, segundo a DeÔnibus, plataforma de venda de passagens rodoviárias pela internet, é que até 2025, 50% das vendas de passagens de ônibus serão online. Com o cenário favorável, a aposta da plataforma é crescer ainda mais como marketplace e ajudar o segmento nesse desafio. O sistema disponibilizado pela empresa oferece suporte às viações com captação de clientes e vendas, buscador de rotas customizado e conexões entre rotas.
Para Letícia Pineschi, tudo isso é muito positivo e está permitindo que o setor cresça, mesmo em um período econômico de grande dificuldade. E não é à toa que a transformação digital no setor rodoviário é um dos temas de destaque da Lat.Bus, maior Feira Latinoamericana do Transporte direcionado a profissionais do setor, que acontece de 9 a 11 de agosto, no São Paulo Expo, em São Paulo.