Por Iveco Group
Foto: Divulgação (Iveco Group)
O chassi de 17 toneladas da IVECO BUS, marca do Iveco Group, já opera em grandes cidades do Brasil e de outros países da América do Sul no transporte de passageiros. Agora, a montadora, em conjunto como a concessionária IVECO Rodonaves, de Campinas (SP), concretizou a venda de 19 modelos 170S28, encarroçados pela Marcopolo, para a Expresso Fênix, responsável pelo transporte público de passageiros em Caraguatatuba (SP).
“Nosso relacionamento com a IVECO é longo, e hoje temos um laço forte com a montadora. Acreditamos muito nos produtos e no pós-venda da marca para termos uma alternativa com foco na qualidade e no custo-benefício. Comemoramos a aquisição e vamos seguir juntos em futuras renovações de frota para escrevermos uma história de grande sucesso”, afirma Victor Hugo Chedid, diretor da Expresso Fênix.
A Expresso Fênix atua há 70 anos no segmento de transporte de passageiros, em diferentes operações como fretamento, urbano e escolar, e está presente em 46 municípios do estado de São Paulo. Atualmente, a frota da empresa é de cerca de 250 veículos.
Para Wellington Monte, gerente Comercial da IVECO BUS, o mercado entre 15 e 17 toneladas é um dos maiores no transporte de passageiros, e a marca disponibiliza para o segmento um veículo que proporciona baixo custo de operação para o transportador. “Essa parceria com a Expresso Fênix demonstra que estamos no caminho certo para continuar expandindo nossa participação de mercado no Brasil”, completa Monte. A venda teve participação do Iveco Capital.
Chassi 170S28: O chassi 170S28 foi projetado e é fabricado no Complexo Industrial da IVECO, em Sete Lagoas (MG), em duas configurações: urbano e fretamento, para aplicações de transporte urbano e intermunicipal.
O motor N67, da FPT Industrial, gera potência máxima de 280 cv, aliado à economia de combustível, e emite baixo índice de ruídos e vibrações. Isso é possível por conta de um suporte que diminui o risco de desgaste por vibração mecânica e promove conforto a bordo. O torque chega a 950 Nm, já disponíveis na faixa de 1.250 a 1.950 rpm.
Além de potência, o modelo foi pensado para tornar a viagem mais confortável ao motorista e passageiros. O chassi 170S28 conta ainda com volante com três estágios de regulagem longitudinal e um de regulagem vertical. O item melhora a dirigibilidade e permite visão completa do painel de instrumentos e lâmpadas piloto. Já o sistema de suspensão tem a opção de molas semi-elípticas, que oferecem maior resistência e facilidade de manutenção, e as molas parabólicas, que tem o conforto como ponto alto.