Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
Após dois dias de trégua, os problemas causados pela forte chuva que caiu em Natal no último final de semana continuam a causar reflexos no sistema de transporte público da cidade. Usuários de, pelo menos, 9 linhas que atendem bairros da Zona Sul e da Zona Oeste, além de cidades da região metropolitana, continuam enfrentando atrasos e modificações de itinerário devido aos danos causados pela tempestade.
O principal ponto de atenção permanece sendo o km 04 da BR 226, em Felipe Camarão, na Zona Oeste. Interditado desde o último domingo, 03, o trecho da rodovia que cruza com a Rua Mirassol – que sofre com uma cratera de 150 metros de extensão, aberta após o rompimento da rede de drenagem – influencia na circulação de três linhas de ônibus municipais: O-22 (Felipe Camarão / Rocas – Via Petrópolis), O-59 (Guarapes / Praia do Meio) e 599 (Lenigrado / Mirassol – Via Guarapes). As linhas estão registrando, segundo a STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), atrasos nas viagens e estão fazendo desvios por ruas paralelas ao trecho interditado.
Também é afetada uma linha intermunicipal. A linha G (Macaíba / Natal – Via BR 226), operada pela Trampolim da Vitória, também circula pelo trecho e os ônibus que operam este itinerário estão praticando desvios por ruas de Felipe Camarão.
Neópolis: O cruzamento das avenidas Ayrton Senna e Alagoas, próximo a antiga 10ª Delegacia de Polícia, está totalmente interditado após o transbordamento da lagoa de captação presente no trecho. Segundo a Prefeitura do Natal, o trecho continuará interditado por, pelo menos, mais 5 dias para que haja o escoamento do grande volume de água no local.
Com a interdição, os ônibus que circulam nas linhas S-50 (Serrambi / Santa Catarina) e O-83 (Felipe Camarão / Ponta Negra) estão utilizando desvios por ruas paralelas. Há reflexos também nas linhas semiurbanas 104, 105 e 3008, que atendem ao conjunto Parque dos Eucaliptos, em Parnamirim.
Planalto: Já o cruzamento das ruas Engenheiro João Hélio da Rocha e Monte Celeste, no bairro Planalto, na Zona Oeste, que estava interditado por conta de obras de drenagem e pavimentação feitas pela Prefeitura do Natal, foi liberado para a circulação de veículos. Esse trecho, inclusive, também chegou a ser afetado pela chuva, impedindo a operação de desvio montada para a circulação do transporte público na região.
Com a liberação da circulação no cruzamento, o trajeto das linhas O-24 (Planalto / Ribeira – Via Av. Prudente de Morais) e O-33 (Planalto / Praia do Meio – Via Av. Prudente de Morais) voltou a ocorrer nos respectivos itinerários habituais.
Para mais informações sobre a situação das vias e das linhas do transporte público, a STTU disponibiliza o telefone 156.