Do G1 PE
Foto: Rafael Fernandes (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
Os passageiros de ônibus que usam a linha TI Igarassu/TI Abreu e Lima devem ficar atentos para uma mudança no Terminal Integrado de Igarassu, no Grande Recife. Entrou em vigor mais uma etapa do processo de integração temporal no sistema de transporte. Assim, as pessoas só podem pegar os coletivos dessa linha pela porta da frente e com o Cartão VEM.
A integração temporal permite a mudança de transporte, para quem usa ônibus e metrô, com o pagamento de tarifa única, por um período de até duas horas, durante o deslocamento.
Isso vale para o mesmo sentido da viagem, ida ou volta. Tarifas pagas em dinheiro não completam a integração temporal.
A integração temporal nessa linha, no terminal de Igarassu, está valendo desde sábado (4), segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes (GRCT). Com a mudança, fica completo o ciclo da integração desta linha, iniciado em agosto de 2021, no TI Abreu e Lima.
Com a nova medida, apenas a linha 1905 TI Igarassu/TI Abreu e Lima precisa mudar a forma de embarque. Ela já realiza a integração temporal no TI Abreu e Lima, desde agosto de 2021, quando foi implantado o novo sistema.
A expectativa do consórcio é que, em julho desta ano, mais linhas do TI Igarassu passem a operar por meio da integração temporal.
Com a integração temporal, o Grande Recife afirma que, por meio da bilhetagem eletrônica, pode fazer a identificação do passageiro no momento do embarque. Também é possível realizar o mapeamento do trajeto, auxiliando no planejamento das linhas.
O Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Comum está sendo distribuído gratuitamente, mediante cadastro, no TI Igarassu. Os passageiros devem procurar a equipe no terminal e apresentar documento oficial com foto que comprove CPF e nome da mãe.
Após o cadastro, o passageiro recebe o cartão vazio. A recarga também pode ser feita no mesmo momento sem o pagamento de taxa, nas máquinas de autoatendimento.
Segundo o Grande Recife, nos casos de cobrança indevida de uma segunda tarifa antes do intervalo de duas horas, o passageiro tem o ressarcimento garantido, desde que devidamente justificado.
A orientação é que o passageiro entre em contato com a Urbana-PE, órgão responsável pela gestão da bilhetagem eletrônica, pelo telefone 3125.7858.
Devem ser informados o dia, o horário do fato e os números do cartão VEM e do CPF para checagem dos dados. Caso seja confirmada a cobrança indevida, o valor do desconto será creditado de volta no cartão VEM do passageiro.
Ainda segundo o Grande Recife, 20 dos 26 terminais integrados da Região Metropolitana operam com a integração temporal em todas as suas linhas.
São eles: Aeroporto, Jaboatão, Cajueiro Seco, Tancredo Neves, CDU, Cabo, Caxangá, Rio Doce, Camaragibe, Abreu e Lima, Afogados, Xambá, TIP, Prazeres, Cosme e Damião, Getúlio Vargas, Santa Luzia, Recife, Largo da Paz e Cavaleiro.