Sem previsão de nomeação, DER – RN completa mais de 20 dias sem diretor geral

Por UNIBUS RN
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER – RN) está há mais de 20 dias sem um titular. Desde a saída do engenheiro Manoel Marques, anunciada no dia 02 de abril, o órgão, que é o responsável pela gestão do transporte público intermunicipal, ainda não recebeu do Governo do Estado a nomeação de um novo diretor geral – e não há previsão de data para isso acontecer.

Junto com Manoel Marques, outros auxiliares da governadora potiguar, Fátima Bezerra (PT), também foram desligados da administração pública para se lançarem candidatos no pleito de 02 de outubro. De todos os cargos que ficaram vagos, apenas o DER continua sem um titular.

O DER é o órgão responsável pela gestão do transporte público intermunicipal, abrangendo linhas de ônibus rodoviárias em todo o território potiguar, além de ser o órgão que cuida da manutenção de estradas que pertençam ao Rio Grande do Norte. O departamento é vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura.

+ Leia mais: DER – RN está sem diretor geral há 10 dias

Em nota enviada ao UNIBUS RN, a assessoria de imprensa do Governo do Estado informou que, nesses mais de 20 dias, os atos administrativos do departamento vêm sendo assinados, “em substituição legal”, pela engenheira civil Natécia Shirley Nunes, que é diretora de obras e operações do DER. “Nesse período, todas as demandas do DER continuam normalmente e em execução”, explica o executivo, na nota. Dentre os atos assinados está a autorização para que a Litorânea Transportes opere as linhas de ônibus deixadas pela Viação MDC por conta de sua falência.

+ Leia mais: Litorânea Transportes divulga quadro de horários de linhas absorvidas da Viação MDC

Ainda de acordo com a assessoria do governo estadual, não há previsão de data para a nomeação de um novo titular para o DER. Um novo diretor “pode ser nomeado a qualquer momento”, diz a nota, reforçando que, enquanto Fátima Bezerra não indicar o novo comandante da autarquia, Natécia Nunes seguirá interinamente no cargo.

Eleições 2022: Na ocasião de sua saída, o engenheiro Manoel Marques relatou, em entrevista exclusiva ao UNIBUS RN que estava deixando o cargo para se lançar candidato nas eleições gerais de 2022 – o dia de sua exoneração era o último previsto na legislação para que um detentor de cargo público deixe sua ocupação para concorrer no pleito que está chegando. “Fui convidado pela Governadora e disse a ela que desejo ser candidato pra contribuir na nominata do partido em qualquer posição, desde suplente de Senador a deputado estadual ou federal”, explicou o engenheiro.

Ao UNIBUS RN, o ex-diretor afirmou que quem ficar no seu lugar dará continuidade as ações que o Departamento já vem desempenhando. “Seja quem for, vai dar continuidade ao programa permanente de conservação e manutenção com recursos assegurados da ordem 3 milhões ao mês, além do programa de restauração de trechos críticos, tendo este ano previstos R$ 50 milhões para obras a serem concluídas até agosto e setembro, com valores assegurados pela SEPLAN (Secretaria de Planejamento) em R$ 7 milhões ao mês”, relatou Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo