Da Revista Technibus
Foto: Junior Andrade (Valent Films)
Em Belo Horizonte, as empresas do setor de transporte de passageiros por ônibus e micro-ônibus estão atentas às oportunidades que surgem no mercado de locação de veículos para segmentos que estão com grande demanda, como o de mineração.
A Felippetur Transportes, de Belo Horizonte, encontrou, nesse momento de crise, uma oportunidade de manter a empresa ativa e em expansão. Para atender contratos de médio e longo prazo com companhias prestadoras de serviços no ramo de mineração como a Vale, a empresa, que antes fazia transporte escolar e locação eventual, colocou em circulação mais de 30 veículos entre ônibus e micro-ônibus utilizados para realizar o transporte dos funcionários das mineradoras atendidas.
“Ao optar por essa modalidade de atuação, registramos um aumento de mais de 200% em nossos lucros e tivemos que adquirir 17 novos veículos para nossa frota em apenas dois meses. A alta demanda do mercado de mineradoras nos permitiu acesso a contratos de mais de seis dígitos”, revela Felipe Augusto Couto, proprietário da empresa.
Para 2022, a Felippetur Transportes planeja expandir ainda mais seus negócios dentro do mercado de locação de ônibus como equipamento, tornando-se referência e especialista nessa modalidade de serviços.
Para se adaptar à demanda do mercado de mineração, a empresa está adequando sua frota para os modelos Volare Attack 4×4, micro-ônibus desenvolvidos especialmente para o tráfego em estradas não pavimentadas e locais de difícil acesso.
“Esses veículos oferecem robustez e têm como principal característica a segurança do trabalho. O modelo também atende às exigências das mineradoras, que possuem requisitos técnicos diferenciados como tração nas quatro rodas, que oferece mais estabilidade e agilidade em terrenos irregulares” destaca Couto.
“Nosso objetivo é ofertar um trabalho que siga um rigoroso plano de manutenção preventiva e corretiva. Encontramos na locação para o segmento de mineração o caminho para sobreviver à crise”, avalia.