Vendas de ônibus têm queda de 11,1% no primeiro bimestre de 2022

Da Revista Technibus
Foto: Divulgação (Marcopolo / Via Secco Comunicação)

O mercado de chassis ônibus registrou em fevereiro queda de 15,9% nas vendas, com 874 veículos emplacados, ante os 1.039 veículos vendidos em janeiro deste ano. Em comparação com fevereiro de 2021 (1.122 unidades) a retração foi de 22,1%, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Do total de ônibus emplacados em fevereiro, 29% são modelos urbanos, 23% são escolares, 21% são micro-ônibus, 11% são rodoviários, 10% são miniônibus e 6% são para fretamento. No acumulado de janeiro e fevereiro, a redução nas vendas foi de 11,1%, com 1.913 ônibus comercializados no país, em relação aos 2.151 veículos emplacados no primeiro bimestre de 2021.

Apesar da retração na venda mensal e anual, Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea, disse que a redução de 11% nas vendas de ônibus de janeiro a fevereiro de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021 é sobre um volume muito pequeno, e que ainda é prematuro avaliar. “É importante considerar um espaço maior de três a quatro meses para analisar o comportamento real do setor. Talvez seja muito cedo para falar em redução, mas sim em uma estabilização.”

Bonini destacou que em fevereiro houve um incremento na produção de ônibus em relação a janeiro com grande contribuição de modelos adquiridos pelo programa Caminho da Escola. “Dos volumes produzidos em fevereiro uma parte já foi faturada e a outra parte será em março. Estão, com o fechamento do trimestre, será possível ter uma visão mais clara do que isso significa para o início do ano do setor.”

Produção: Em fevereiro, a produção de ônibus teve aumento de 47,6%, totalizando 1.956 unidades, ante os 1.325 veículos fabricados em janeiro deste ano. Em comparação com fevereiro de 2021 (1.589 ônibus), a alta foi de 23,1%. No acumulado de janeiro a fevereiro, a produção de ônibus totalizou 3.281 veículos, um aumento de 8,4% sobre o mesmo período de 2021, quando foram fabricados 3.026 veículos.

Do total de ônibus produzidos no primeiro bimestre deste ano, 2.930 são modelos urbanos, que tiveram aumento de 5,5% sobre janeiro e fevereiro de 2021, quando foram fabricados 2.777 veículos, e 351 são rodoviários, cujo aumento foi de 41% sobre os 249 veículos fabricados nos dois primeiros meses de 2021. “O aumento na produção é reflexo da demanda do programa Caminho da Escola”, disse Bonini.

Mercado externo: As exportações de ônibus apresentaram queda de 34,2% em fevereiro, com 227 veículos embarcados, quando comparadas aos 345 ônibus exportados em janeiro deste ano. No acumulado de janeiro a fevereiro, as vendas de ônibus ao exterior totalizaram 572 veículos, 20,9% superior ao mesmo período de 2021, quando foram exportados 473 modelos.

Do total exportado no primeiro bimestre, 357 são modelos urbanos, número 9,2% superior ao que foi comercializado em janeiro e fevereiro de 2021 (327 unidades), e 215 são modelos rodoviários, que tiveram aumento de 47,3% sobre o mesmo período do ano passado (146 veículos).

Em CKD (veículos desmontados) as montadoras exportaram 318 ônibus no primeiro bimestre deste ano, resultado 48% superior aos 215 veículos exportados de janeiro a fevereiro de 2021.

Ranking: No ranking de vendas do primeiro bimestre de 2022, a liderança ficou com a Mercedes-Benz, com venda de 819 ônibus, 22,1% a mais que no mesmo período de 2021 (671 unidades). O segundo lugar ficou com a Volkswagen Caminhões e Ônibus, que vendeu 495 veículos, 37,7% a menos que janeiro e fevereiro do ano passado, cujas vendas atingiram 795 unidades.

A Agrale ficou em terceiro lugar com 483 ônibus emplacados no primeiro bimestre deste ano, 34,2% acima do que vendeu no mesmo período de 2021 (360 unidades), e a Volvo ficou em quarto lugar com 68 ônibus vendidos no país nos dois primeiros meses do ano, 19% abaixo de janeiro e fevereiro do ano passado (84 veículos).

Na sequência está posicionada a Iveco com 23 ônibus vendidos, queda de 90% sobre o mesmo período do ano passado (230 unidades), e a Scania que vendeu nove veículos no país, o mesmo volume do primeiro bimestre de 2021.

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