Por UNIBUS RN
Foto: Matheus Felipe (Gentilmente cedida ao UNIBUS RN)
A reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) confirmou, para o dia 28 de março, o reinício das aulas totalmente presenciais em suas instalações. Por isso, a instituição fez contato com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para informar sobre a volta das atividades presenciais, reforçando o pedido para a operação gratuita da linha 588, que atende ao campus central da instituição, localizado no bairro de Lagoa Nova, em Natal.
O contato, segundo nota postada pela assessoria de imprensa da universidade em seu site, foi feito através de ofício. A gestão do professor José Daniel Diniz Melo encaminhou o documento para a STTU para confirmar que irá retomar atividades administrativas e educacionais presenciais em suas instalações, confirmando a data de 28 de março para essa retomada.
Segundo o documento, com a retomada do trabalho e aulas presenciais, é necessária a operação do transporte público nas dependências da instituição. Vale lembrar que a UFRN é atendida pela linha 588 (Circular UFRN), que atende os usuários gratuitamente e foi alvo de polêmica no fim de 2021 por uma tentativa de implantação da cobrança de tarifa aos passageiros – ação essa derrubada na justiça.
O documento ressalta, ainda, que a circulação da linha 588 sem cobrança de tarifa é uma das condições exigidas pelo Governo do Estado para que fosse possível a desoneração do ICMS, imposto cobrado no combustível usado pelos ônibus, até o final de 2022 para ajudar na melhoria das condições econômicas das empresas operadoras do transporte público em Natal.
Ainda segundo a assessoria de imprensa da UFRN, a governadoria também recebeu ofício da instituição de ensino para parabenizar e agradecer pela atuação na negociação com as empresas, possibilitando a circulação gratuita do Circular do Campus Universitário. O documento também informa sobre o contato com a pasta municipal responsável pelo transporte público sobre a retomada das atividades presenciais da universidade.