Por Automotive Business
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)
A Uber anunciou na quinta-feira, 13, o lançamento de um novo serviço: o Uber Shuttle, com fretamento de transporte coletivo para empresas. Oferecendo veículos com capacidades de 10 a 50 lugares, o serviço é voltado a companhias que queiram fretar o transporte para seus funcionários irem e voltarem do trabalho.
O app continua o mesmo das viagens comuns, mas agora passa também a contar com a opção Shuttle. Acessando esse recurso, será possível conferir as opções de ônibus ou vans disponíveis para o trajeto, com os horários de embarque e previsão de chegada. Após escolher a viagem, o usuário confirma a corrida na modalidade Shuttle.
Quem estabelece as rotas, as capacidades dos veículos e os horários são as empresas, que passam a receber relatórios semanais da Uber sobre o uso do Shuttle. Em outros países, o serviço é oferecido também para pessoas físicas (nos moldes do que faz a Buser), mas essa opção ainda não existe para o Brasil.
“Temos percebido que as empresas têm buscado cada vez mais oferecer benefícios que sejam interessantes para seus funcionários e façam sentido para o negócio”, afirmou Tavane Gurdos, diretora da Uber para Empresas na América Latina, em comunicado à imprensa. “O Uber Shuttle para Empresas chega nesse momento e une a facilidade do uso do aplicativo da Uber com a oferta de um novo produto que promove o deslocamento de colaboradores de uma mesma empresa”, explica.
A primeira cliente do serviço é a Toyota, que fechou acordo com a Uber para transportar seus funcionários da capital paulista até Sorocaba, no interior, onde fica uma de suas fábricas. Os trabalhadores interessados em utilizar o serviço só precisam entrar no app e confirmar que irão utilizar o veículo. É oferecido o trajeto de ida e volta.
“Quando retomamos nossas atividades de forma híbrida, após praticamente um ano e meio com nossos colaboradores da área administrativa em trabalho remoto, era fundamental garantirmos a eles um transporte seguro e eficaz para que se sentissem à vontade nessa volta ao escritório”, afirmou Celso Simomura, diretor de RH e Administração da Toyota do Brasil.