Grupo JCA investe R$ 180 milhões para renovar frota

Da Agência AutoData
Foto: Divulgação (Grupo JCA / Scania)

Apesar das adversidades trazidas pela pandemia, que configurou cenário ainda mais complicado para empresas de transporte público, o Grupo JCA investiu R$ 180 milhões para renovar sua frota de ônibus: o conglomerado, que detém marcas como Viação Cometa, 1001 e Viação Catarinense, adquiriu este ano 271 novos veículos. O volume representa 11% de sua frota.

Dessas 271 unidades 159 foram produzidos pela Scania, que nos últimos oito anos vendeu 837 ônibus para o Grupo JCA. A montadora é fornecedora exclusiva da Viação Cometa desde 1968.

Os novos veículos vêm com tecnologia de segurança Adas, investimento que auxilia o motorista na melhoria da condução e ajuda a prevenir acidentes de trânsito durante a viagem. Eles contam também com telemetria, sistema que realiza a medição de seus dados e os transmite remotamente para uma central de monitoramento de empresas, o que facilita a gestão e o controle da frota.

De acordo com o diretor presidente do Grupo JCA, Gustavo Rodrigues, a compra foi praticamente toda financiada, com uso de linha de crédito direto e do Finame: “Nós acreditamos no futuro e na retomada e acessamos o mercado de crédito para dar conta dessa renovação, pois nossas próprias operações sofreram redução dramática, principalmente no início da pandemia e durante a segunda onda, que se reproduzem nas estatísticas do mercado. E para nós não foi diferente”.

Hoje o grupo já atingiu novamente 60% da capacidade das suas operações. Em abril de 2020, no ápice da pandemia, chegou a 8%. No intuito de elevar a procura por passageiros no ano passado foi lançada a wemobi, startup de viagens de ônibus com experiência 100% digital que conta com 29 veículos que percorrem catorze destinos. Por meio da plataforma todas as saídas são garantidas, independente do número de passageiros. Outra nova iniciativa foi a criação do clube giro, primeiro programa de benefícios gamificado do setor rodoviário que funciona como um jogo que oferece prêmios conforme a interação do usuário e que hoje já conta com 65 mil consumidores cadastrados.

Com o avanço da vacinação contra a covid-19 e a retomada de passeios por rotas domésticas o Grupo JCA espera aumento de 40% na busca por viagens no último trimestre deste ano. Para dezembro a perspectiva é de retomada de 75% das viagens em comparação a 2019, porcentual que no primeiro semestre de 2022 deve chegar a 90%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.