SP: Passageiras poderão notificar assédio no transporte público via aplicativo

Por Automotive Business
Foto: Fábio Arantes (SECOM / Prefeitura de São Paulo / Via Fotos Públicas)

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da cidade de São Paulo, em parceria com o app de rotas Quicko, anunciou uma nova ferramenta para o combate ao assédio no transporte público da capital. O botão “Aviso de assédio” serve para que vítimas ou testemunhas possam reportar casos de abuso em trens, ônibus, pontos, estações e até mesmo na rua.

A nova funcionalidade do app está disponível para Android, por enquanto, e será lançada para iOS em breve. Ela mostra o passo a passo de como fazer uma denúncia e entrar em contato com as autoridades. As opções vão desde localizar os pontos de apoio à mulher nas estações de trem e metrô de São Paulo ou ligar diretamente para o número 156, da Prefeitura de São Paulo, onde há uma equipe da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania devidamente treinada para acolher denúncias de assédio. Contudo, caso a denunciante se sinta mais segura, pode reportar o ocorrido diretamente pela plataforma, sem a necessidade de utilizar o telefone.

Segundo a Quicko, os dados de avisos de assédio recolhidos pelo app serão compartilhados com a Secretaria para ajudar na formulação de políticas públicas e de campanhas contra o assédio na cidade. O aplicativo já permite que outros avisos sejam reportados pela plataforma, como lotação, atrasos, desatualização e má conservação, entre outros.

De acordo com a pesquisa Viver em São Paulo – Mulher, feita pela Rede Nossa Vida, 43% das mulheres entrevistadas afirmaram já terem sido assediadas no transporte público em São Paulo. Isso representa um aumento de 18% nos assédios em 2020 em relação a 2018. A pesquisa também destaca que a maior incidência de assédio acontece nos horários de pico, das 7h às 10h, e das 17h às 20h, quando os coletivos estão cheios.

“Não há mobilidade sem liberdade de locomoção”, afirma Carolina Badaró, COO da Quicko.

“As mulheres sentem medo na rua e são maioria no transporte e transitando pela cidade. O ‘Aviso de Assédio’ é mais uma forma de apoiarmos as mulheres”, argumenta.

O aplicativo é gratuito e pode ser baixado para Android e iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.