Scania vive seu melhor momento no mercado brasileiro desde 2013

Da Revista AutoData
Foto: Andreivny Ferreira (UNIBUS RN)

A Scania registrou seu melhor desempenho de vendas desde 2013 no segmento de pesados, somando 6,3 mil unidades de janeiro a maio, crescimento de quase 138% sobre a base baixa que foi o mesmo período do ano passado.

Para o vice-presidente Roberto Barral o resultado é reflexo de ajustes feitos na relação produção-demanda na fábrica de São Bernardo do Campo, SP: “Organizamos as paradas no ano passado e neste ano para que o ritmo das vendas e das linhas fosse o mais parecido possível, no sentido de manter o fluxo logístico de chegada de componentes e entrega de caminhões”, disse o executivo na segunda-feira, 28, durante transmissão via internet. “Não significa, porém, que nós estamos imunes a um eventual agravamento da crise dos semicondutores”.

Para o segundo semestre a companhia espera um comportamento do mercado semelhante ao observado nos primeiros meses do ano, com as áreas de mineração e agronegócio puxando as vendas no segmento de caminhões. Silvio Munhoz, diretor de vendas da companhia, sinalizou para um possível reajuste da tabela de preços ao longo do ano em função da alta do custo dos insumos utilizados pela indústria de caminhões, sobretudo aço e pneus:

“Até agora os preços estão correspondendo aos custos, ou seja, houve alguns momentos em que tivemos de mexer nos valores. A situação não é confortável, o custo do aço é absurdo, mas estamos acompanhando tudo muito de perto para que haja controle e não afete tanto a operação dos nossos clientes”.

Para o segmento de ônibus as projeções são pouco otimistas em termos comerciais. Segundo a Scania o mercado segue afetado pela crise pandêmica, que derrubou as vendas dos modelos rodoviários nos últimos meses, por exemplo. Para o vice-presidente Barral pode ser que haja recuperação a partir do terceiro trimestre do ano por causa das movimentações em torno do turismo típico do fim de ano.

No mais a companhia registrou 45 mil veículos conectados no País, um volume que representa cerca de 10% do volume total de caminhões conectados Scania no mundo. A marca é importante porque representa mais oportunidades de negócios no campo dos serviços, área que nos últimos anos tem sido considerada estratégica.

Tanto que a empresa expandiu seu portfólio com a adição do Scania Premium Flexível Uptime, plano de manutenção programada que envolve, dentre outras coisas, monitoramento de frota e gestão de paradas para reparos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.