30122025 Marcopolo Attivi Integral BH Close

Aeroporto Internacional de Belo Horizonte é o primeiro do país a operar ônibus elétricos Marcopolo Attivi Integral

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte/Confins–Tancredo Neves se tornou o primeiro do Brasil a utilizar ônibus 100% elétricos Marcopolo Attivi Integral nas operações de embarque e desembarque de passageiros. Os veículos, entregues pela filial mineira da Marcopolo, marcam o início da transição para uma mobilidade de baixa ou zero emissão no terminal.

“Esse fornecimento representa mais um avanço da Marcopolo para colaborar com a transição energética do Brasil e consolida o trabalho realizado pela companhia para oferecer ao mercado soluções de transporte mais sustentáveis, alinhadas ao desafio global de descarbonizar os sistemas de mobilidade”, destacou Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Os dois ônibus Attivi Integral entregues possuem pintura personalizada padrão aeroporto e configuração interna voltada à comodidade dos passageiros. Com capacidade para 81 pessoas — sendo 41 sentadas e 40 em pé —, os veículos contam com três portas para embarque e desembarque, poltronas estofadas, espaço para cadeira de rodas, ar-condicionado, monitores internos, sistema de áudio e vídeo e carregadores USB dos tipos A e C. A autonomia chega a 280 quilômetros, com tempo total de recarga de até quatro horas.

Attivi: inovação nacional em mobilidade elétrica
O Attivi é o primeiro modelo de ônibus desenvolvido integralmente pela Marcopolo, incluindo chassi e carroceria. O projeto priorizou a nacionalização de componentes — como baterias e sistemas eletroeletrônicos —, reforçando o compromisso da fabricante com a indústria brasileira e com práticas sustentáveis.

O modelo possui até 13 metros de comprimento, chassi Low Entry, motor elétrico WEG com potência máxima de 385 kW e torque de 2.800 Nm, eixos ZF, suspensão pneumática, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade total de 350 kWh.

Além do Attivi Integral, a Marcopolo já contabiliza cerca de mil ônibus elétricos e híbridos em operação, desenvolvidos em parceria com outros fabricantes de chassis, que circulam em países como Colômbia, Chile, México e Austrália, além do Brasil.

“Para nós é motivo de orgulho sermos responsáveis pelo desenvolvimento de um veículo eletrificado 100% brasileiro, que une a expertise da engenharia automotiva nacional à confiabilidade e segurança já reconhecidas da Marcopolo, incorporando o que há de mais moderno em tecnologia para o transporte coletivo urbano”, afirmou Ricardo Portolan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.