Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Luminator / Secco Comunicação)
A Luminator Brasil, empresa especializada em tecnologias para transporte por ônibus e trens, registrou crescimento em 2025 e atingiu as metas estabelecidas para a ampliação da utilização de seus sistemas no Brasil e em outros países da América do Sul. Entre os destaques do período está o fornecimento de mais de 800 sistemas Próxima Parada, volume que representa aumento superior a 100% em relação a 2024, quando cerca de 400 unidades foram entregues.
De acordo com a empresa, a expansão acompanha o movimento de modernização do transporte coletivo urbano, impulsionado por investimentos em eficiência energética, conforto e segurança dos veículos. Os sistemas foram fornecidos para operadores de diversas cidades brasileiras e sul-americanas, incluindo Rio de Janeiro, Curitiba, Sorocaba, Caxias do Sul, Goiânia e Santiago, no Chile.
“A transição energética e o objetivo de priorização do transporte coletivo em detrimento ao transporte individual tem colaborado para a elevação do padrão de eficiência, qualidade, segurança e conforto dos novos veículos em circulação na maioria das cidades de todo o Brasil e de capitais da América do Sul”, destaca Guilherme Demore, diretor da Luminator no Brasil.
Segundo o executivo, além do crescimento do sistema Próxima Parada, operadores de transporte urbano vêm adotando soluções mais avançadas de informação ao passageiro, como sistemas Multiplex e itinerários eletrônicos com melhor resolução e leitura mais rápida, contribuindo para maior clareza das informações exibidas nos veículos.
O avanço tecnológico acompanha a renovação de frotas em diversas cidades brasileiras ao longo de 2025, com a incorporação de ônibus elétricos e modelos com novos padrões de conforto. Esses veículos oferecem recursos como menor nível de ruído interno, piso baixo, ar-condicionado, maior espaço interno, Wi-Fi e tomadas USB, ampliando a comodidade e a segurança dos usuários do transporte coletivo.
Eficiência do sistema Multiplex
Lançado no mercado brasileiro há dois anos, o sistema Multiplex da Luminator também apresentou crescimento expressivo em 2025. Aproximadamente 2.000 ônibus passaram a operar com a tecnologia ao longo do ano, quase o dobro das cerca de 1.000 unidades equipadas em 2024.
“O Multiplex tem garantido ganhos de eficiência ao operador, agilidade em reparo de situações ocorridas em sistemas embarcados, reduzindo desta forma o custo da operação. Proporciona benefícios e ganhos significativos nas operações das frotas de ônibus dos clientes, com elevação da confiabilidade e diminuição de custos com componentes e de manutenção”, explica Guilherme Demore.
Qualidade do produto e pós-venda
A Luminator atribui o desempenho registrado em 2025 à estratégia de investimento contínuo na qualidade dos produtos, no relacionamento com os clientes e no fortalecimento do pós-venda no Brasil e em países como Chile e México.
“Nos últimos anos, focamos ainda mais na excelência de produção dos nossos sistemas, para garantir vida útil mais longa e atingir zero falhas, e no fortalecimento da área de pós-venda, com treinamento contínuo feito pelos profissionais da fábrica e programa de visitas regulares aos representantes e parceiros em cada região”, afirma Rafael Rossi, gerente de vendas e pós-vendas da Luminator Brasil.
Como parte dessa estratégia, a empresa desenvolveu o programa Portas Abertas, que permite a visita de parceiros às instalações da Luminator em Caxias do Sul. A iniciativa apresenta as etapas de produção, controle de qualidade, embalagem e expedição dos componentes, contribuindo para a ampliação das vendas e o fortalecimento do relacionamento com os clientes.
Sobre a Luminator
Com unidade instalada em Caxias do Sul, a Luminator atua no fornecimento de sistemas de informação ao passageiro, como itinerários eletrônicos, sistemas de Próxima Parada, telas TFT e soluções de segurança, incluindo sistemas multiplex e de câmeras CCTV. A empresa atende fabricantes de ônibus, operadoras de transporte urbano e rodoviário e clientes do setor ferroviário, oferecendo soluções tecnológicas voltadas à modernização e à eficiência do transporte público.





