Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Eletra Bus)
O ônibus elétrico de 15 metros da Eletra, desenvolvido com carroceria Caio, plataforma Scania e componentes WEG, consolidou-se como o modelo a baterias mais vendido da história do país. O dado faz parte do novo balanço da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), divulgado em 3 de novembro de 2025.
Segundo o levantamento, o modelo da fabricante brasileira soma 237 unidades emplacadas, liderando entre todas as opções disponíveis no mercado nacional. O veículo utiliza plataforma Scania de três eixos e componentes produzidos no Brasil, reforçando a presença da indústria nacional no setor de eletromobilidade.
De acordo com a ABVE, entre 2021 e novembro de 2025, foram emplacados 1.056 ônibus elétricos no país, sendo 844 apenas na cidade de São Paulo. A Eletra responde por 63% de todos os emplacamentos no período, considerando todas as versões comercializadas.
Crescimento do mercado e liderança nacional
Durante o painel “Descarbonização nos Modos de Transporte”, realizado em 14 de novembro na Estação do Desenvolvimento — espaço do Sistema Transporte da CNT na Green Zone da COP30 —, a presidente da Eletra, Milena Braga, afirmou que a empresa já acumula mais de 650 unidades encomendadas, a maioria destinadas a São Paulo.
Segundo ela, a capital paulista deve ultrapassar Santiago e Bogotá em 2026, tornando-se a cidade com a maior frota de ônibus elétricos da América Latina. “Isso mostra a preferência dos operadores pelo produto nacional. O Brasil pode se tornar o grande exportador para a América Latina. Nossos veículos são desenvolvidos para atender às diversas realidades operacionais da região. Além disso, com a EletraConsult, oferecemos apoio técnico e acompanhamento em todas as etapas, da implantação ao pós-venda”, destacou Milena.
A diretora comercial da empresa, Ieda Oliveira, explicou que o modelo de 15 metros se destaca pela flexibilidade. “Ele se posiciona entre o articulado e o padron de dois eixos. O eixo traseiro direcional, que também esterça, proporciona excelente manobrabilidade e menor custo operacional por passageiro. Há versões de piso alto e piso baixo, além de diferentes configurações de packs de bateria”, afirmou.
Vendas em alta no país
O relatório da ABVE mostra que as vendas de ônibus elétricos no Brasil cresceram 136,4% entre janeiro e novembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em 2024, foram registrados 280 veículos; em 2025, o número saltou para 662 unidades emplacadas.
Somente em novembro de 2025, o mercado registrou 26 ônibus elétricos vendidos — uma redução de 70% em relação a outubro (87 unidades), mas um aumento de 23,8% em comparação com novembro de 2024 (21 unidades).
Dos veículos emplacados em novembro, 25 circulam em São Paulo e um em Aracaju (SE), confirmando a concentração do avanço da eletromobilidade na capital paulista e o fortalecimento do modelo da Eletra como referência nacional.





