Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) expandiu sua estrutura de impressão 3D com a aquisição de novos equipamentos voltados à fabricação de peças e protótipos. A ampliação tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de projetos e reduzir o tempo entre a concepção e o lançamento de novos modelos no mercado.
A tecnologia de impressão 3D vem sendo aplicada na fábrica da montadora há 12 anos e já permitiu a produção de mais de 3.100 peças — sendo mais de 250 apenas em 2025. A marca celebra o avanço do uso da solução, que hoje alcança componentes cada vez mais complexos e detalhados.
“O nível de complexidade das peças impressas tem evoluído rapidamente, com a produção de componentes maiores e mais ricos em detalhes. É possível imprimir modelos de praticamente qualquer peça em um prazo extremamente reduzido, sem necessidade de desenvolver ferramentais específicos. Isso traz um ganho enorme na fase inicial de projetos”, explica Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da VWCO.
Agilidade e economia no desenvolvimento
Segundo a fabricante, o uso da impressão 3D permite uma redução de até 80% nos custos de desenvolvimento de modelos conceituais. Processos que antes duravam até dois meses agora são concluídos em poucos dias. Com a nova estrutura, a montadora também consegue executar múltiplos projetos de forma simultânea e com cronogramas mais enxutos.
Novos materiais e aplicações
As impressoras recém-adquiridas ampliaram o leque de possibilidades de uso, duplicando o número de materiais disponíveis. A Volkswagen agora pode imprimir peças com aplicações diversas — desde componentes utilizados na indústria aeroespacial até itens flexíveis, como mangueiras e similares.
Esses novos materiais oferecem melhor acabamento, maior resistência a variações de temperatura e exposição química ou ultravioleta, além de mais precisão no processo de fabricação.
Com o investimento, a Volkswagen reforça sua aposta em tecnologias digitais e de manufatura avançada, consolidando o uso da impressão 3D como um dos pilares da inovação industrial na produção de veículos comerciais.





