Trens Urbanos da Grande Natal terao nova grade horaria

Estudo do BNDES propõe cinco novos projetos de transporte para Natal com investimento estimado em R$ 6,2 bilhões

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (CBTU Natal)

Natal é uma das 21 regiões metropolitanas incluídas no Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Ministério das Cidades. O levantamento propõe cinco novos projetos de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) para a capital potiguar e municípios vizinhos, com investimento estimado em R$ 6,19 bilhões.

De acordo com o boletim técnico do estudo, as propostas abrangem a criação e requalificação de corredores de transporte integrados, articulando as zonas Norte, Sul, Leste e Oeste da capital com as cidades da região metropolitana. A expectativa é de que os novos eixos priorizem a circulação de ônibus e VLTs, promovendo maior eficiência, redução do tempo de deslocamento e ganhos ambientais.

Os cinco projetos propostos para a Região Metropolitana de Natal são:

– Corredor Estruturante Norte-Sul, ligando a Zona Norte à Zona Sul, com passagem pelas avenidas Tomaz Landim, Bernardo Vieira e Prudente de Morais, conectando o bairro de Igapó a Ponta Negra;
– Corredor Leste-Oeste, interligando a Zona Oeste à região central e à Praia do Meio, com melhorias nas avenidas Capitão-Mor Gouveia, Jerônimo Câmara e Felizardo Moura;
– Expansão do sistema de VLT, com novos trechos integrando o entorno da Ribeira e Alecrim até as regiões de São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, ampliando a malha metropolitana;
– Anel de Integração Metropolitana, conectando os principais corredores radiais de Natal a vias de alta capacidade nos municípios de Macaíba, Extremoz e São Gonçalo do Amarante;
– Implantação de terminais integradores e centros de mobilidade, distribuídos em pontos estratégicos das zonas Norte e Sul, com estrutura para integração física e tarifária entre modais.

Segundo o estudo, a execução dos projetos permitirá reduzir em até 10% o tempo médio de deslocamento na capital, diminuir as emissões de CO₂ entre 9% e 11% e reduzir em até 5% as mortes no trânsito até 2054. O custo operacional por viagem também deve cair cerca de 26%, um dos melhores resultados entre as regiões analisadas.

Com a implantação integral das redes propostas, Natal poderá registrar ganhos significativos em mobilidade e qualidade de vida, ampliando o acesso da população a empregos, escolas, hospitais e áreas de lazer. A capital potiguar também se destaca entre as cidades com maior potencial de ganho ambiental e de eficiência energética em seus sistemas de transporte.

O estudo integra o conjunto de ações para estruturar uma Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana, que busca diversificar fontes de financiamento, estabelecer modelos de concessão e criar mecanismos de governança regional capazes de viabilizar parcerias entre o poder público e a iniciativa privada.

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