Do PORTAL UNIBUS
Foto: Marcello Casal Jr (Agência Brasil)
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades concluíram o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), que mapeou e definiu 187 projetos de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) em 21 das maiores regiões metropolitanas do país. A estimativa é de um investimento total de R$ 430 bilhões, voltado à expansão de redes de metrô, trem urbano, veículos leves sobre trilhos (VLT), sistemas de ônibus de trânsito rápido (BRT) e corredores exclusivos.
De acordo com o estudo, os recursos se distribuem em R$ 230 bilhões para metrôs, R$ 31 bilhões para trens urbanos, até R$ 105 bilhões para VLTs, R$ 80 bilhões em BRTs e R$ 3,4 bilhões para corredores de ônibus. A expectativa é que a consolidação dos projetos promova uma redução de 8 mil mortes no trânsito até 2054, além de evitar a emissão de 3,1 milhões de toneladas de CO₂ por ano — o equivalente à absorção de carbono de uma área de floresta amazônica cinco vezes maior que o município do Rio de Janeiro.
O impacto econômico previsto também é expressivo: redução de 10% no custo da mobilidade urbana, aumento do acesso a empregos e serviços e economia de R$ 200 bilhões com deslocamentos mais eficientes. A implantação das redes poderá gerar benefícios econômicos e sociais superiores a R$ 300 bilhões, segundo estimativas do BNDES.
“Com o estudo, o BNDES contribui com a formulação de uma política pública nacional de mobilidade urbana, de longo prazo e sustentável, unindo esforços da União, dos estados e dos municípios para melhorar a qualidade de vida da população”, destacou o presidente do banco, Aloizio Mercadante. O ministro das Cidades, Jader Filho, reforçou que “investir em transporte coletivo limpo é investir nas cidades e nas pessoas, para que os centros urbanos se tornem mais resilientes, com menos poluição e deslocamentos mais rápidos e seguros”.
Entre as regiões contempladas pelo estudo estão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Manaus e Natal. O ENMU, atualmente em fase final de consolidação, também propõe insumos para uma Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana, com novos modelos de governança metropolitana, diversificação de fontes de financiamento e mecanismos de garantia para atrair investimentos privados.





