Divulgacao MBB 1

Mercedes-Benz e SENAI lançam novo curso de aprendizagem industrial focado em tecnologias do futuro

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

A Mercedes-Benz do Brasil e o SENAI São Paulo lançaram um novo curso de aprendizagem industrial com foco em competências técnicas e comportamentais voltadas às demandas atuais e futuras do setor automotivo. A iniciativa reforça uma parceria que se aproxima de completar 70 anos e que já formou mais de 10 mil profissionais desde 1957, quando foi inaugurada a Escola SENAI dentro da fábrica da montadora, em São Bernardo do Campo (SP).

O novo plano de aprendizagem industrial foi reformulado para acompanhar as transformações tecnológicas, de mobilidade e sustentabilidade da indústria. A revisão do conteúdo foi feita a partir de uma imersão com especialistas das áreas operacionais da fábrica paulista, com o objetivo de alinhar o programa às tendências do mercado e às necessidades emergentes de produção.

A grade curricular agora inclui temas como produção LEAN, arquitetura eletroeletrônica veicular, mecatrônica, telemática, veículos elétricos, combustíveis alternativos, hidrogênio verde, automação, tecnologias 4.0, inteligência artificial, data science, power platform e alta voltagem. Também passam a fazer parte do curso disciplinas ligadas a inovação, comunicação, aprendizado contínuo e tendências de mercado.

Os fundamentos tradicionais da formação – como mecânica, processos de produção de caminhões e ônibus, eletricidade, manufatura e montagem de motores – serão mantidos para garantir uma base técnica sólida. A atualização do plano também amplia a especialização em veículos elétricos e em combustíveis alternativos, refletindo o avanço das novas tecnologias na indústria.

A primeira turma do novo curso teve início em julho deste ano e deve ser concluída em 2027. Cada ciclo formativo tem duração de dois anos, com carga horária total de 1.600 horas. A Escola SENAI instalada na fábrica da Mercedes-Benz conta com 4.000 metros quadrados, 15 salas de aula, seis laboratórios, biblioteca e 200 postos de trabalho na Oficina Pedagógica. Para essa nova fase, a montadora forneceu três veículos para uso didático: um caminhão leve Accelo, dois extrapesados Actros e o rack traseiro do chassi de um ônibus elétrico.

Simone Frizzo, vice-presidente de Recursos Humanos, Jurídico e Compliance da Mercedes-Benz América Latina, destacou que o objetivo da reformulação é fortalecer a formação prática e o desenvolvimento humano. “Atualizar o programa de aprendizagem industrial é um passo importante. Mais do que trazer conteúdos modernos, é preparar os jovens aprendizes para o que o futuro realmente exige, tanto do lado técnico quanto comportamental”, afirmou.

O diretor da Escola SENAI na Mercedes-Benz, João Sanchez, ressaltou que o novo curso também é uma resposta aos desafios futuros do mercado de trabalho. “A educação é o alicerce para garantir a empregabilidade, aumentar a produtividade e fazer o Brasil crescer. Isso vai além da inclusão no trabalho, proporcionando dignidade ao ser humano e fazendo com que as pessoas se sintam pertencentes a todos os espaços”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.