Do PORTAL UNIBUS
Foto: Reprodução (SECOM Pará / Via Fotos Públicas)
O mercado automotivo brasileiro registrou crescimento nos emplacamentos de veículos novos em outubro deste ano. Segundo dados divulgados pela K.LUME Consultoria, foram 247 mil unidades licenciadas no mês, sendo 192.791 carros de passeio (78,1%) e 54.209 comerciais leves (21,9%). O volume representa alta de 7,1% em relação a setembro, equivalente a 16.461 unidades a mais, mas indica leve queda de 1,3% na comparação com outubro de 2024, quando foram registrados 3.147 emplacamentos a mais.
A distribuição das vendas entre as quinzenas manteve o padrão observado nos meses anteriores, com 44,3% das unidades comercializadas na primeira metade do mês e 55,7% na segunda. Com 22 dias úteis, outubro registrou média diária de 11.227 veículos vendidos, alta de 1,5% frente ao mês anterior, marcando o terceiro recorde consecutivo de 2025.
As vendas diretas responderam por 55,1% do total, ligeiramente acima do índice de setembro (50,7%) e em linha com a tendência esperada pela consultoria. A previsão é de que essa participação se mantenha próxima a 55% até o final do ano, superando o patamar de 50% registrado nos últimos períodos.
Segundo o consultor automobilístico Milad Kalume Neto, embora o acumulado do ano ainda mostre desempenho positivo, o ritmo de crescimento vem desacelerando. “No acumulado do ano, ainda observamos ganhos em relação ao ano passado, mas o cobertor está ficando curto”, afirmou. De janeiro a outubro, foram emplacadas 2.053.568 unidades, contra 2.001.234 no mesmo período de 2024, uma variação de 2,6%, ante 3,2% anteriormente observados.
A sócia da consultoria, Máia Màrtins, reforçou que a expectativa para 2025 segue estável. “A projeção para o ano está mantida entre 2,5 milhões e 2,55 milhões de veículos, o que representa um acréscimo de cerca de 3% em relação a 2024”, destacou.
A K.LUME Consultoria Automobilística foi criada em julho de 2025 pelos consultores Milad Kalume Neto e Máia Màrtins. Com atuação voltada a diversos segmentos da cadeia automotiva, como fabricantes, importadores, concessionárias, locadoras, bancos e empresas de tecnologia, a consultoria tem como foco fornecer análises e estratégias voltadas à mobilidade e ao mercado de veículos no Brasil.





