Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Eletra Bus)
São Paulo atingiu a marca de 1.009 ônibus elétricos em sua frota municipal, consolidando-se como a cidade com o maior número de veículos não poluentes do Brasil e uma das maiores da América Latina. O ônibus de número 1.000 é um modelo de 15 metros de comprimento, produzido pela Eletra Industrial, com plataforma Scania e carroceria Caio. O veículo será operado pela empresa Transppass, atendendo linhas entre a zona Oeste e o centro da capital paulista.
A Eletra Industrial é líder no mercado brasileiro de eletromobilidade e atua no desenvolvimento de soluções e consultoria para o setor, com origem e capital 100% nacionais. A presidente da empresa, Milena Braga Romano, destacou a importância do marco para o setor de transporte urbano. “A Eletra é a principal fornecedora de ônibus elétricos para São Paulo, liderando o mercado. O número 1.000 mostra que a capital paulista está na vanguarda dos transportes e evidencia a preferência dos operadores pela tecnologia nacional”, afirmou.
A diretora comercial da Eletra, Ieda Oliveira, ressaltou o papel da empresa não apenas na fabricação dos veículos, mas também no apoio técnico e operacional aos operadores. “Oferecemos a maior gama de ônibus elétricos do Brasil, desde midis até superarticulados. Não somos somente fabricantes. Auxiliamos gestores públicos e frotistas a implantar sistemas de ônibus elétricos por meio do Eletra Consult, uma consultoria que engloba desde a preparação das garagens, a indicação das linhas de financiamento até o treinamento de motoristas e mecânicos e o pós-venda”, explicou.
Além do Eletra Consult, a empresa lançou em outubro sua linha própria de chassis, ampliando a oferta no mercado nacional. As plataformas das parceiras Scania e Mercedes-Benz continuam integrando o portfólio da fabricante, fortalecendo o ecossistema de mobilidade elétrica no país.
Com essa expansão, São Paulo avança em direção a uma frota mais sustentável, alinhada às metas de descarbonização e modernização do transporte público urbano.





