Rio de Janeiro registra queda de 90% nos casos de vandalismo nas estações do BRT

Rio de Janeiro normaliza transporte após megaoperação policial e registros de barricadas com ônibus

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Tânia Rêgo (Agência Brasil)

O Rio de Janeiro registrou normalização da circulação de ônibus nesta quarta-feira (29), após a paralisação e bloqueios de vias causados por barricadas montadas com veículos na terça-feira (28). O Rio Ônibus, sindicato das empresas de transporte coletivo da capital, informou que todos os serviços voltaram a operar e atualizou os dados do dia anterior, apontando que 96 ônibus foram usados por criminosos como obstáculos e 204 linhas foram impactadas pela ação.

O governo estadual reforçou o policiamento na cidade para garantir a normalidade do deslocamento, com atenção especial às principais vias expressas, zonas Norte e Sudoeste, acessos à Região Metropolitana e modais de transporte público. Segundo a Secretaria de Segurança, houve aumento de 40% no efetivo de patrulhamento, incluindo a realocação de agentes administrativos para atuação operacional nas ruas.

O prefeito Eduardo Paes afirmou que todos os modais de transporte e demais serviços públicos operam normalmente. A cidade retornou ao Estágio 1 em uma escala de 1 a 5, indicador de aparente normalidade. A Prefeitura também informou que às 3h30 não havia mais vias obstruídas, sendo a última a ser liberada a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, às 2h45.

Os bloqueios ocorreram em retaliação à megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte, realizada na segunda-feira (27). A ação, considerada a mais letal da história recente do estado, resultou em 64 mortos — incluindo quatro policiais —, 81 prisões e a apreensão de quase 100 fuzis.

Apesar da retomada do transporte, o Rio Ônibus ressaltou que algumas ruas ainda apresentavam movimento reduzido nesta quarta-feira, refletindo o impacto da operação sobre a rotina da população. O sindicato mantém contato constante com a Polícia Militar e demais autoridades para garantir segurança aos passageiros e rodoviários e normalidade no serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.