Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
Com destaque para a exposição do chassi de ônibus elétrico urbano a baterias eO500U, a Mercedes-Benz do Brasil apresenta suas soluções em produtos e serviços na Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, que acontece entre os dias 28 e 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Esta é a 24ª edição do evento bianual promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP).
Sob o tema “Mobilidade sustentável para um futuro melhor”, a edição deste ano reúne especialistas e representantes do setor para debater temas como transporte público, transição energética, eletromobilidade, descarbonização, sustentabilidade, planejamento urbano e políticas públicas.
Além do eO500U, o estande da marca demonstra aos visitantes as funcionalidades do serviço de telemetria FleetBus, desenvolvido pela Mercedes-Benz para a gestão de frotas de ônibus. A empresa também participa de painéis técnicos: no dia 29, às 10h, o gerente de Eletromobilidade, Mike Munhato, estará no debate “Avanços e desafios para transição energética e a descarbonização do transporte público no Brasil”. Já no dia 30, às 15h, a vice-presidente de Recursos Humanos, Jurídico e Compliance da Mercedes-Benz América Latina, Simone Krüger Frizzo, participa do painel “Elas no transporte. Equidade em movimento: como lideranças femininas aceleram a transformação da mobilidade”.
A Mercedes-Benz superou recentemente o marco de 400 ônibus elétricos eO500U vendidos no Brasil, a maioria destinada a empresas que operam o transporte público da capital paulista. O modelo, produzido em série desde o final de 2022 na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), já acumula mais de 5 milhões de quilômetros rodados na cidade de São Paulo e tem sido testado também em outros estados, como Paraná, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo.
Segundo a fabricante, o eO500U foi desenvolvido para a realidade brasileira e latino-americana, combinando autonomia de até 270 km, recarga do tipo plug-in CCS2 e o conceito eletroeletrônico baseado no ônibus integral eCitaro, da Daimler Buses.
O chassi elétrico é parte da estratégia da marca para promover a descarbonização no transporte coletivo urbano. “A Mercedes-Benz do Brasil tem plena capacidade de produção para atender à demanda por ônibus elétricos no país e em toda a América Latina. Mas é essencial o comprometimento conjunto de governos e iniciativa privada para viabilizar a infraestrutura e o financiamento da eletromobilidade”, afirmou Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da montadora.
Com o avanço da eletrificação, a empresa também amplia sua atuação em serviços especializados, oferecendo consultoria, suporte técnico e treinamentos voltados à operação e manutenção de veículos elétricos. O FleetBus, por exemplo, será item de série nos modelos elétricos e Euro 6 fabricados a partir de 2025, permitindo o monitoramento em tempo real da frota, diagnóstico remoto e análise de desempenho.
A participação da Mercedes-Benz na Arena ANTP 2025 reforça o compromisso da marca com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento de soluções integradas para o transporte público brasileiro.





