BYD lança primeiro chassi elétrico Midi no Brasil durante a Arena ANTP 2025

BYD lança primeiro chassi elétrico Midi no Brasil durante a Arena ANTP 2025

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

A BYD, fabricante global de tecnologia e soluções em eletrificação para mobilidade, apresentou durante a Arena ANTP 2025, em São Paulo, o BC10LE, primeiro chassi de ônibus elétrico Midi desenvolvido para o mercado brasileiro. O modelo reforça a presença da marca no país, destacando-se pela eficiência, segurança e versatilidade nas operações urbanas.

Realizada entre os dias 28 e 30 de outubro, no Transamérica Expo Center, a Arena ANTP é considerada um dos principais eventos da América Latina voltados à mobilidade urbana e ao transporte público. A BYD participa do encontro com um estande voltado à eletrificação, exibindo o novo chassi elétrico BC10LE, as baterias Blade BYD, o veículo urbano Dolphin Mini Cargo, a estação de recarga inteligente Charge Grid Zero e a empilhadeira Fork-lift.

Segundo Marcello Schneider, diretor de veículos comerciais e solar da BYD Brasil, o lançamento representa mais um passo na consolidação da empresa no país. “A BYD tem investido continuamente em tecnologia e inovação para oferecer soluções completas de eletrificação ao mercado brasileiro. O novo chassi BC10LE foi criado especialmente para atender às necessidades das cidades brasileiras, com eficiência, autonomia e baixo custo operacional”, afirmou.

O modelo foi projetado para uso em áreas de grande fluxo e também em regiões com vias estreitas, onde a operação de veículos mais compactos é fundamental. O BC10LE utiliza a tecnologia das baterias Blade BYD, reconhecidas mundialmente por sua segurança e durabilidade.

As baterias Blade, lançadas em 2020, utilizam células de Lítio-ferro-fosfato e contam com estrutura alongada que otimiza o espaço interno, melhora a estabilidade térmica e reduz o risco de acidentes. De acordo com a fabricante, o componente possui vida útil superior a 3 mil ciclos de recarga com mínima degradação.

Com dez metros de comprimento e design modular, o chassi permite ajustes de peso, carroceria e configuração interna conforme a aplicação desejada, mantendo o conjunto elétrico padrão da marca. O sistema otimiza a distribuição de potência e a recuperação de energia, garantindo maior autonomia e eficiência energética mesmo em trajetos urbanos com paradas constantes.

Ainda segundo Schneider, cada chassi elétrico produzido pela BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 847 árvores. “Além da emissão zerada, esses veículos podem operar por até 15 anos, superando com folga a média de 10 anos dos modelos a diesel”, destacou.

A novidade faz parte da estratégia da BYD para ampliar a frota de transporte urbano livre de emissões no país. A partir de 2026, a unidade de Manaus (AM) iniciará a produção dos packs das baterias Blade BYD, fortalecendo a cadeia produtiva local e aumentando o conteúdo nacional dos veículos.

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