Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Eletra Bus)
A Eletra, fabricante brasileira com sede em São Bernardo do Campo (SP), apresenta uma série de novidades no Arena ANTP 2025, que acontece entre os dias 28 e 30 de outubro no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A empresa lança uma nova linha de chassis de ônibus elétricos e, em parceria com a WEG, apresenta baterias, motores e inversores que ampliam a autonomia e reduzem o peso dos veículos.
Segundo a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano, os lançamentos reforçam o papel da indústria nacional na eletromobilidade. “A Eletra se posiciona como fabricante de ônibus elétricos e provedora de conhecimento e soluções para a melhor escolha, implantação e operação adequada. Estes lançamentos ampliam a força da indústria brasileira e colocam o país como um dos principais a oferecer soluções inovadoras na descarbonização dos transportes”, afirmou.
A diretora comercial, Iêda Oliveira, destacou que a empresa acumula 25 anos de experiência no setor. “Todas as soluções e serviços são desenvolvidos com base na realidade dos operadores e gestores de transporte porque também entendemos de operação”, disse.
Com índice de nacionalização de cerca de 95%, os veículos da Eletra são credenciados pelo BNDES e Finame, com acesso a linhas de financiamento verde. O pós-venda inclui assistência técnica personalizada e atendimento rápido.
Durante o evento, a empresa também apresentará o serviço Eletra Consult, voltado ao apoio técnico e operacional de operadores e gestores públicos no processo de eletrificação das frotas. O programa contempla desde a escolha dos modelos mais adequados até a definição de infraestrutura, carregadores e redes elétricas.
Linha de chassis elétricos
A nova linha de chassis da Eletra abrange desde midiônibus de 11,5 metros até superarticulados de 23 metros, todos com piso baixo e autonomia entre 250 e 350 quilômetros, dependendo da operação. Os chassis são produzidos em parceria com a Mercedes-Benz e eletrificados pela Eletra, mantendo a robustez da plataforma original.
Os modelos superarticulados contam com eixo direcional traseiro, o que garante manobrabilidade mesmo em vias urbanas. Já os chassis médios e padrons são indicados para linhas alimentadoras e troncais, atendendo tanto corredores exclusivos quanto vias convencionais.
Tecnologia nacional em parceria com a WEG
Em cooperação com a WEG, a Eletra traz novas células de bateria com maior densidade energética e motores mais leves, reduzindo em cerca de 350 quilos o peso total dos veículos. As melhorias ampliam a autonomia e eficiência, mantendo o padrão de desempenho dos ônibus elétricos da marca.
A empresa também reafirma seu compromisso com a cadeia produtiva nacional, destacando o uso de componentes brasileiros e a integração com fornecedores locais.
Trajetória e portfólio
Fundada em 1999, a Eletra é pioneira na tração elétrica no Brasil e já desenvolveu o primeiro ônibus híbrido do mundo (1999) e o primeiro modelo 100% elétrico nacional (2014). Hoje, a empresa oferece o maior portfólio de ônibus elétricos da América Latina, com 11 modelos em operação em 15 cidades brasileiras. Seus veículos já rodaram mais de 20 milhões de quilômetros, evitando a emissão de 21,8 milhões de toneladas de CO₂.
A marca atua com plataformas de parceiros como Mercedes-Benz, Scania e Caio, oferecendo versões entre 10 e 23 metros, além do sistema e-Retrofit, que converte ônibus e caminhões a diesel em elétricos.
Eletra Consult e presença no Arena ANTP
A Eletra Consult surge para atender à crescente demanda de operadores e gestores públicos por informações técnicas sobre eletrificação de frotas. “Não se trata de ações de venda, mas de apoio efetivo a todos os elos da cadeia da mobilidade”, explicou Milena Romano.
Durante o Arena ANTP 2025, a Eletra contará com um estande que reflete seus pilares de tecnologia, inovação e tradição. O espaço reunirá parceiros, autoridades e especialistas para discutir o avanço da mobilidade elétrica no Brasil e na América Latina.





