Arena ANTP 2025 reúne setor de mobilidade em São Paulo a partir desta terça-feira

Arena ANTP 2025 reúne setor de mobilidade em São Paulo a partir desta terça-feira

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (ANTP)

A partir desta terça-feira (28/10), o Arena ANTP 2025 – Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana abre as portas do Transamérica Expo Center, em São Paulo, consolidando-se como o principal encontro do setor no país.

Em sua 24ª edição, o evento promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em parceria com a OTM Editora, reunirá gestores públicos, operadores, representantes da indústria, academia e sociedade civil para debater temas como governança, descarbonização, equidade, planejamento urbano e tecnologia aplicada ao transporte público.

Durante três dias (28, 29 e 30 de outubro), a programação contará com cinco arenas simultâneas, mais de 50 painéis e fóruns temáticos, além de uma feira de exposições com 8 mil m², reunindo marcas, startups e instituições ligadas à mobilidade.

Homenagem a Plínio Oswald Assmann
A solenidade de abertura, na tarde desta terça-feira, prestará homenagem a Plínio Oswald Assmann, fundador e primeiro presidente da ANTP, falecido neste ano. Sua trajetória foi marcada por contribuições significativas ao transporte público brasileiro, com destaque para sua atuação na gestão e na consolidação da mobilidade urbana como política pública essencial.

Eixos e debates
A programação de 2025 foi estruturada em sete eixos temáticos, que refletem os principais desafios contemporâneos da mobilidade urbana no Brasil: descarbonização e transição energética; infraestrutura e sistemas estruturantes; governança e financiamento; planejamento urbano e cidades resilientes; mobilidade ativa e segurança viária; tecnologia e sistemas inteligentes; e comunicação e engajamento social.

Painéis de destaque
Entre os debates mais esperados estão temas como “A mobilidade urbana e a transição energética frente aos princípios ESG”, com Luiz Mosquera (Siemens); o lançamento do Caderno Técnico 30 – Sistemas Tecnológicos para o Transporte Público por Ônibus; o painel “50 anos do Metrô de São Paulo”; e a discussão sobre o novo marco regulatório do transporte público, com representantes do Ministério das Cidades e do Congresso Nacional.

Outros painéis abordarão o PlanMob Nacional, a transição energética e descarbonização, o protagonismo feminino no setor com o painel “Elas no Transporte – Equidade em Movimento”, e o debate “Amor e Ódio no Transporte Coletivo: A Comunicação pode virar esse jogo?”, mediado por Alexandre Pelegi.

Mais de quatro décadas de história e inovação
Criada em 1977, a ANTP tem papel histórico na formulação das principais políticas de mobilidade urbana do país — do vale-transporte à Política Nacional de Mobilidade Urbana. Com mais de quatro décadas de atuação, a entidade reafirma, com esta 24ª edição do congresso, o compromisso de promover o transporte público como direito social e pilar da democracia urbana.

Um evento que antecipa o futuro
Realizado às vésperas da COP 30, o Arena ANTP 2025 reforça o papel do transporte público como instrumento de equidade, competitividade e qualidade de vida nas cidades brasileiras.

“O Arena ANTP 2025 chega num momento decisivo, articulando política, tecnologia e investimento para tornar viável a mobilidade urbana moderna, acessível e sustentável”, destaca Luiz Carlos Néspoli, superintendente da ANTP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.