Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Busscar)
A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 iniciaram, no dia 21 de outubro, a “Rota Sustentável COP 30”, uma expedição que parte da fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS) e percorre mais de 4 mil quilômetros até o Pará, passando por São Bernardo do Campo (SP), Brasília (DF) e Belém, com destino final em Santo Antônio do Tauá (PA), onde a Be8 mantém uma unidade.
A ação integra a preparação brasileira para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que será realizada em Belém, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. O projeto tem como objetivo comparar o desempenho ambiental de veículos movidos a biocombustível renovável Be8 BeVant em relação ao diesel B15 comercial.
Dois caminhões Actros Evolution 2553 6×2, equipados com motor BlueTec 6 OM 471 de 550 cavalos, e dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6×2, com motor OM 460 de 380 cavalos, participam dos testes — sempre em pares, com um veículo abastecido com Be8 BeVant e outro com diesel comum. As medições de emissões de CO2 equivalente (CO2e) serão realizadas pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em São Paulo, com metodologia reconhecida internacionalmente (Protocol GHG e ISO 14064).
De acordo com Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil, a iniciativa reforça o papel dos biocombustíveis como alternativa imediata à eletrificação. “O Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de biocombustíveis, fundamentais para acelerar a descarbonização do transporte”, afirmou.
O biocombustível Be8 BeVant é produzido a partir de fontes renováveis e pode ser utilizado 100% puro em motores a diesel. Ele reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa e apresenta vantagens adicionais, como melhor combustão, maior lubricidade e baixo índice de acidez.
Durante o trajeto, o peso de carga dos caminhões será composto por 20 toneladas de alimentos, que serão doados a comunidades em situação de vulnerabilidade no Pará. “Além do componente ambiental, a ação também agrega o componente social, reforçando o relacionamento da nossa empresa com a comunidade”, destacou Moraes.
O veículo abastecido com Be8 BeVant será exposto na área Green Zone da COP 30, em Belém, onde autoridades e visitantes poderão conhecer de perto a tecnologia. Segundo o presidente da Be8, Erasmo Carlos Battistella, “a Rota Sustentável COP 30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade, mostrando ao mundo que o Brasil está preparado para liderar a transição energética com soluções reais e acessíveis”.
Além do projeto, a Mercedes-Benz mantém outras iniciativas ligadas à descarbonização do transporte, como o desenvolvimento do ônibus elétrico urbano eO500U e do chassi articulado eO500UA, além dos caminhões elétricos das famílias eActros e FUSO eCanter, testados em aplicações reais no país.





