Do PORTAL UNIBUS
Foto: Kaio Lucas (Gentilmente cedida ao PORTAL UNIBUS)
O sistema de transporte público de Fortaleza poderá contar, em breve, com 45 novos ônibus equipados com tecnologia Euro 6, que reduz em até 85% a emissão de poluentes. As propostas de quatro empresas que operam na capital cearense foram selecionadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), do Ministério das Cidades, totalizando R$ 83,8 milhões em crédito para aquisição financiada dos veículos.
A renovação, porém, ainda depende de condições financeiras favoráveis. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) informou que as companhias demonstraram interesse em utilizar o crédito, mas a decisão final depende do equilíbrio econômico dos contratos. “Antes de assumir compromissos com as parcelas, é necessário que haja uma perspectiva mais clara de estabilidade financeira”, destacou a entidade.
De acordo com o Sindiônibus, caso a compra seja confirmada, os novos veículos devem entrar em operação em até cinco meses. Eles serão utilizados para substituição de ônibus antigos, sem aumento da frota em circulação. As empresas selecionadas foram: Vega S/A Transporte Urbano (R$ 34,2 milhões), Transportes Urbanos Aliança S/A (R$ 21,3 milhões), Auto Viação São José Ltda. (R$ 18 milhões) e Maraponga Transportes Ltda. (R$ 10,2 milhões).
Segundo o sindicato, a idade média da frota de Fortaleza é de 7,5 anos — acima do ideal de quatro anos, que exigiria a renovação anual de cerca de 12,5% dos veículos. A defasagem, aponta a entidade, decorre do desequilíbrio econômico-financeiro das empresas, que priorizam custos operacionais como pessoal e combustível em detrimento de novos investimentos.
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reforçou que a pandemia de Covid-19 agravou o cenário, reduzindo pela metade a demanda de passageiros. Em 2019, a cidade transportava mais de 1 milhão de pessoas por dia; atualmente, a média é de cerca de 540 mil usuários. “A Prefeitura segue estabelecendo diálogos com parceiros para melhorar a qualidade do serviço de transporte público na cidade”, informou o órgão.
O Ministério das Cidades ressaltou que o eixo de Renovação de Frota do Novo PAC já destinou R$ 13 bilhões desde 2023, permitindo a aquisição de mais de 8,2 mil ônibus em 152 cidades. Mesmo movidos a diesel, os veículos Euro 6 seguem padrões internacionais de eficiência energética e controle de emissões.
A possível renovação ocorre em meio à crise no transporte coletivo da capital. No fim de setembro, 25 linhas foram suspensas e outras 29 tiveram redução de frota devido ao impasse entre o Sindiônibus e a Prefeitura sobre o valor do subsídio mensal. Atualmente, o município repassa R$ 16 milhões, mas as empresas afirmam que o custo real do sistema ultrapassa R$ 20 milhões. As negociações devem ser retomadas em novembro.