Do PORTAL UNIBUS
Foto: Gabriel Jabur (Agência Brasília)
O aumento no uso do crédito como ferramenta para viabilizar compras e investimentos segue em ritmo acelerado no Brasil, e o mercado automotivo reflete esse cenário. De acordo com dados da Webmotors, maior ecossistema automotivo do país, as buscas online por financiamento de veículos cresceram 50% em um intervalo de um ano, ultrapassando 16 milhões de pesquisas entre julho de 2024 e junho de 2025.
Termos como “financiadora de carros”, que também teve alta de 50%, e “simular financiamento de carro”, com crescimento de 22%, reforçam o interesse crescente do público. O movimento acompanha o aumento de 14% nas vendas de veículos em 2024. Segundo dados da B3 (Bolsa de Valores de São Paulo), 7,2 milhões de automóveis foram vendidos no ano passado, sendo 20% dessas transações realizadas por meio de financiamentos.
Na avaliação de Mariana Perez, CPO da Webmotors, os números refletem um comportamento de consumo mais consciente e informado. “A demanda por informações detalhadas revela pessoas mais preparadas. Elas utilizam a internet para entender, comparar e simular, ganhando autonomia e segurança na hora de fechar o negócio”, explica.
A executiva destaca ainda que a pesquisa online passou a ser uma etapa essencial na jornada de compra. “Quando a compra acontece, boa parte dos consumidores já passou por um longo processo de decisão, que envolve o consumo de muitas informações na Internet. O aumento da procura por financiamento mostra como essa modalidade se consolidou como a principal alternativa para adquirir ou trocar um veículo.”
As principais dúvidas dos internautas em relação ao financiamento concentram-se em três pontos: funcionamento, cálculo e simulação. O financiamento é uma operação de crédito em que o comprador paga o veículo em parcelas mensais com juros, enquanto o bem permanece como garantia até a quitação total. Já o cálculo depende de fatores como valor do carro, entrada, juros, Custo Efetivo Total (CET) e prazo de pagamento. A simulação, por sua vez, permite comparar cenários de forma rápida e segura, projetando valores de parcelas e o custo total da operação.
Para Mariana, o aumento da procura por informações e simuladores mostra um amadurecimento do consumidor e a consolidação da internet como principal fonte de decisão. “O ambiente digital está transformando o mercado automotivo em um espaço mais acessível e eficiente, em que o consumidor tem mais poder de escolha”, conclui.
Os dados da pesquisa da Webmotors consideraram buscas em plataformas como Google, Bing, YouTube, TikTok, X e Pinterest, entre julho de 2024 e junho de 2025, somando as ocorrências do termo “financiamento de carro” e suas variações mais pesquisadas.