Do PORTAL UNIBUS
Foto: Rafael Fontenele
A proposta de gratuidade no transporte público, considerada uma possível bandeira de campanha de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, já é uma realidade em 154 cidades brasileiras. O número, que corresponde a 2,7% dos municípios do país, representa um aumento de 274% em quase cinco anos, segundo dados divulgados pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
O levantamento, referente ao período de 2020 a maio de 2025, mostra que o total de cidades com tarifa zero subiu de 41 para 154. Destas, 127 adotaram o modelo universal, no qual o transporte público é totalmente gratuito todos os dias da semana. Em 62% dos casos, o benefício ocorre em municípios com menos de 50 mil habitantes, geralmente com o serviço operado por empresas privadas.
Apesar do avanço, a adoção de uma tarifa zero universal em grandes centros é vista como desafio. Em Brasília, por exemplo, o governo local destina cerca de R$ 30 milhões por ano para manter a gratuidade aos domingos e feriados. Já em Pedro Osório (RS), município de 7.500 habitantes, o custo mensal é de aproximadamente R$ 10 mil para oferecer transporte gratuito diariamente.
Mesmo sem estimativas oficiais sobre os gastos de uma política nacional, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista à RECORD que a proposta deve integrar a campanha de reeleição de Lula em 2026. Segundo ele, um estudo técnico foi solicitado pelo presidente para avaliar a viabilidade da medida, considerada estratégica para trabalhadores, meio ambiente e mobilidade urbana.
“Estamos fazendo uma radiografia do setor a pedido do presidente Lula. Ele sabe que esse tema é importante para os trabalhadores, para o meio ambiente e para a mobilidade urbana”, afirmou Haddad.
O ministro lembrou ainda que, quando prefeito de São Paulo, já havia encomendado levantamentos sobre o tema antes mesmo de assumir o cargo.
No Distrito Federal, o debate sobre o tema também avança. Em setembro, a Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana da Câmara Legislativa aprovou um projeto de lei que estabelece a gratuidade total no transporte público do DF, com prazo de até quatro anos para ser implementada.
Pesquisa da Universidade de Brasília revelou que o usuário do transporte público da capital gasta, em média, R$ 260 mensais com passagens. O programa local de gratuidade, chamado “Vai de Graça”, mostrou impacto positivo na mobilidade urbana e no acesso à cidade. Segundo a Fecomércio-DF, o comércio também se beneficiou: 96% dos lojistas notaram aumento no fluxo de clientes em dias de gratuidade, e mais da metade dos empresários que relataram crescimento nas vendas apontaram variação entre 10% e 27%.